Cada vez mais presente em investigações, as conversas no WhatsApp têm se tornado peças-chave em processos cíveis e criminais. No entanto, a ausência de cadeia de custódia adequada pode comprometer a integridade e integralidade dessas evidências. 

O perito digital Joaquim Neto, atuante em todo o cenário nacional, destaca riscos associados à manipulação de conversas quando não seguidas as normas corretamente:

A cadeia de custódia, de maneira simplificada, corresponde ao rastreamento do vestígio desde sua identificação e isolamento até o descarte; ter ciência de quem manuseou os dispositivos bem como a data que isso ocorreu e o motivo dão credibilidade a prova e, caso identificado manipulações, mesmo que acidentais, é possível identificar onde ocorreu.

É por isso que, ao abordar o tema, Joaquim ressalta a importância de seguir metodologias adequadas e legislações específicas sobre cadeia de custódia e preservação de vestígios. 

“Se não forem utilizadas as práticas corretas, a prova corre o sério risco de ser anulada devido ao risco de manipulação e impossibilidade de auditoria. É crucial garantir que cada passo da investigação digital esteja em conformidade com a legislação e metodologias aceitas”, alerta o especialista.

Verifact e Whatsapp 

Uma ferramenta muito utilizada para preservação de provas digitais é o verifact. Embora essa ferramenta seja muito boa para preservar conteúdo de websites, redes sociais, e-mails e etc, esta ferramenta,quando utilizada para Whatsapp, traz sérios riscos em sua utilização. 

A ferramenta de fato preserva as conversas do aplicativo de mensagens, todavia se as conversas forem previamente manipuladas no celular ela vai armazenar estas conversas como sendo íntegras e sem possibilitar uma auditoria confiável.

Foi realizado uma prova de conceito com um Iphone onde o Perito simulou um diálogo no whatsapp e depois alterou as mensagens, após fazer a manipulação do conteúdo utilizou a ferramenta verifact para preservar o diálogo. É possível observar que a ferramenta preservou as mensagens manipuladas.

Para entender melhor como o perito digital pode ajudar a solucionar processos judiciais, acesse o site do perito Joaquim Neto e acompanhe seu conteúdo no Instagram, LinkedIn e Youtube. 

Site: https://www.cadeiadecustodia.com.br/ 
Instagram: https://www.instagram.com/peritojoaquimneto/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/peritojoaquimneto/
Youtube: https://www.cadeiadecustodia.com.br/

Este post é de responsabilidade de André Luis e não faz parte do conteúdo jornalístico do Midiamax.