Seja o uso de aplicativos bancários ou redes sociais, cada interação virtual atualmente gera uma enxurrada de informações. Esses achados acabaram se tornando extremamente valiosos para as empresas, que, a partir deles, conseguem personalizar ainda mais a experiência de seus clientes. 

Com o apoio de um bom analista de dados, este mercado abre oportunidades interessantes para quem ingressar na área. De profissionais experientes em programação ou novatos, um curso de analista de dados no modelo bootcamp pode ser a sua chave para o sucesso.

O trabalho do analista de dados

Para você não perder tempo lendo um monte de coisas, sem saber se esta é uma área que te atrai, vamos, primeiro, apresentar o que faz um analista de dados dentro de uma empresa.

Imagine informações sobre acesso, comportamento de navegação, pesquisas e favoritos na web e muitos outros números que cada pessoa gera em suas interações online. É com essa “bagunça” toda que o analista de dados vai trabalhar.

Sua meta é organizar todas essas informações, identificar padrões e, então, localizar tendências dos usuários ou da empresa que está gerando estes achados. Com isso, este profissional acaba tendo uma participação muito estratégica no dia a dia da instituição. E essa é uma área que não para de crescer, ainda mais com o desenvolvimento da Big Data. 

Principais ferramentas de análise de dados

Este é, sim, um trabalho que envolve muita estatística. O que, de cara, pode afugentar muitas pessoas. Porém, o trabalho de um analista de dados vai muito além dos números. Há toda uma tecnologia por trás disso tudo, responsável por facilitar e aprimorar as tarefas análises.

Logo de primeira, o profissional precisa conhecer as principais linguagens de programação. Além do tradicional SQL, Python também é fundamental na análise de banco de dados. Mas muito mais que Python e SQL, Tableau e Power BI vão ajudar você a fazer a análise de dados e  “leitura” dos números.

É aqui que o filho chora e a mãe não vê! Conhecimentos, mesmo que básicos, de matemática e estatística precisam estar no seu relatório. Afinal, você vai precisar compilar os dados de forma que sejam claramente entendidos.

Outra tecnologia importante também vinculada à programação bate à porta. E tudo pensando na otimização e eficiência da rotina: Machine Learning! Conhecer a aprendizagem de máquinas vai garantir que você possa automatizar tarefas rotineiras.

Um trabalho bastante flexível

Ao contrário do que você pode imaginar, o analista de dados tem uma atuação bem ampla no mercado, podendo atender empresas de diferentes setores da economia, como

  • Saúde
  • Varejo
  • Logística
  • Telecomunicações e tantos outros.

Mas para não deixar você perdidinho sobre o que faz um analista de dados nestes setores, aqui vai um descritivo de qual a função deste profissional em cada área.

No caso do varejo e logística, ambos atuam de forma semelhante. O analista de dados vai em busca das principais tendências de compras em estabelecimentos físicos ou online. Ao mesmo tempo, a análise de dados ajuda a antecipar o estoque de determinados produtos, a compra de matéria-prima para sua produção e até mesmo identificar a melhor rota de entrega.

Já na área de telecomunicações, é possível entender quais os períodos em que uma rede é mais utilizada. Assim, não só a análise de dados pode não só direcionar para onde uma banda maior deve ser enviada, como empresas do setor também podem desenvolver planos específicos a partir dessas informações. Em uma linha semelhante, a educação é uma grande beneficiada deste profissional. Afinal, é possível entender, de forma individualizada, o desempenho, potenciais e dificuldades de cada aluno para, então, criar um conteúdo específico para o estudante.

Hospitais, laboratórios e outras instituições de saúde geram toneladas de informações com as quais o analista de dados pode trabalhar. A atividade pode prevenir surtos de doenças, indicar ações sanitárias específicas em determinadas regiões e até mesmo ajudar no gerenciamento de materiais hospitalares e medicamentos, conforme as necessidades padrões dos pacientes. 

Aqui, a gente decidiu aprofundar apenas alguns dos diferentes setores em que o analista de dados pode atuar. Este demonstrativo, porém, mostra claramente a importância que este profissional tem, não importa em qual ambiente da economia ele esteja presente.

Porque um bootcamp é a melhor escolha?

Se você chegou até aqui neste artigo, é porque a análise de dados, de alguma forma, lhe é uma opção válida de carreira. De bate-pronto, a primeira ideia das pessoas é ir em busca de cursos universitários para sua formação e, aí sim, buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Porém, nem todos têm a disponibilidade de tempo ou até mesmo podem esperar uma graduação completa. E é aí que entra o bootcamp. O bootcamp é uma metodologia de ensino que tem foco total na imersão do aluno em conteúdo teórico e prático, que vão guiar o aluno de um simples novato até um profissional em pouquíssimos meses. É o famoso “fogo no parquinho”.

Este método, inclusive, é amplamente reconhecido pelas empresas, pois desenvolve as pessoas para justamente atender exatamente o que o mercado de trabalho precisa. Ou seja, o caminho é desenhado para você aprender e saber executar as principais funções de um analista de dados ou qualquer outra profissão de maneira muito rápida e eficiente.

Se torne um analista de dados com a TripleTen Brasil

Já que um bootcamp é um programa de estudo sem enrolação, este tipo de curso de análise de analista de dados vai te dar uma boa vantagem em relação à concorrência. Afinal, você vai aprender tudo o que precisa, no menor tempo possível. Mas, claro, você vai ter que dedicar, viu!?

E em meio a uma diversidade de escolas online deste tipo, nossa recomendação é a TripleTen Brasil. Eles já formaram mais de 5 mil alunos ao redor do mundo a partir da metodologia de bootcamp. Todos eles aprenderam tudo na prática, com situações reais, conseguindo, inclusive, criar um portfólio diferenciado durante o curso.

Tudo isso com o apoio de tutores engajados, responsáveis não só por apresentar os conteúdos e ensinar as melhores práticas, como também para dar aquele empurrãozinho na hora de conseguir um emprego ou ampliar o networking.

E para você começar bem esta jornada, a TripleTen Brasil está oferecendo 30% de desconto no curso de analista de dados, com o uso do cupom FUTUROBR30. Dê o start na sua carreira!