Nas telas de Dhai Maus, pincéis carregados de tinta desenham traços, formas e cores que materializam inquietações, vivências e reflexões profundas sobre a existência humana. Natural de Novo Hamburgo e residente em Torres, no Rio Grande do Sul, a artista encontrou na arte visual uma poderosa ferramenta para discutir temas sociais urgentes e dar representatividade a grupos historicamente marginalizados.

Doutora em Psicologia Social, Dhai teve a oportunidade de mergulhar nos complexos meandros da mente e do comportamento humano. Sua tese de doutorado, intitulada “É possível uma psicanálise não-heteronormativa? Complexo de Édipo e homossexualidade nos artigos da Revista Brasileira de Psicanálise”, já antecipava seu interesse em abolir tabus e normatividades opressoras por meio do conhecimento.

“Decidi unir minha formação em psicologia com minha vocação artística. Percebi que poderia contribuir para importantes debates por meio da arte, explorando temas sociais de maneira poética e metafórica em minhas criações”, conta Dhai. 

Foto: Divulgação

Entre seus temas de interesse, estão questões de gênero, direitos LGBTQIA+, empoderamento feminino, racismo e outras formas de preconceito e opressão embutidas culturalmente. “Procuro criar obras que tragam representatividade e voz aos grupos marginalizados. A arte tem um imenso poder de transformação nesse sentido”, afirma.

Além da psicologia, Dhai também se aprofundou na astrologia védica, dominando outra chave de compreensão da psique e do potencial humano. Essa riqueza de visões se integra em seu processo criativo multidisciplinar. “Transito por várias linguagens, combinando pintura, escrita criativa e poesia visual. Cada obra é uma oportunidade de externalizar minhas pesquisas e percepções sobre o ser humano”, explica.

O talento e sensibilidade de Dhai vêm recebendo crescente reconhecimento internacional. Recentemente, ela foi selecionada para receber o Women Art Award 2024 em Barcelona, prêmio que celebra artistas mulheres com trabalhos socialmente impactantes. 

“Fiquei muito honrada com o convite. É um incentivo para levar minha arte com temática de gênero para galerias e espaços no exterior, provocando reflexões que podem guiar a transformações pessoais e coletivas”, declara Dhai.

Foto: Divulgação

Além de Barcelona, este ano Dhai prepara três exposições na Europa. “A arte transcende idiomas e fronteiras. Tenho recebido feedbacks incríveis de pessoas de diversos locais que se conectaram com meu trabalho. Isso mostra que, por mais específicos que sejam nossos contextos, compartilhamos muitas inquietações universais”, reflete.

Dhai acredita no poder transformador da arte tanto para o artista quanto para o público. “Cada pessoa percebe camadas diferentes em uma obra, com base em suas histórias e repertórios. Convido o público a mergulhar nessa jornada de autoconhecimento por meio da arte”, conclui. 

Acompanhe o instigante trabalho de Dhai Maus no Instagram @dhaimaus. Vale conhecer de perto essa artista brasileira que leva representatividade, poesia visual e reflexões de gênero para o mundo.

Este post é de autoria de André Luis e não faz parte do conteúdo jornalístico do Midiamax.