Trabalhar na internet é o desejo de um número cada vez maior de pessoas, principalmente pelas vantagens que esse tipo de trabalho oferece, como:

  • Flexibilidade de horários;
  • Liberdade para trabalhar de qualquer lugar;
  • Passar mais tempo com a família (segundo matéria publicada no site Mãe Experiente, cada vez mais mulheres têm buscado as vendas online como forma de obter renda sem abrir mão da convivência com seus filhos); e
  • Possibilidade de viajar ou encaixar novas atividades na rotina.

Existem diversas profissões que podem ser exercidas na internet, mas a área de vendas online tem sido uma das mais procuradas.

Muitas pessoas acham que trabalhar online é um dos trabalhos mais fáceis que existem e se identificam com o perfil de vendedor. Assim, frequentemente, decidem apostar no mercado de vendas para abrir um negócio online.

O Começo

É comum se sentir um pouco perdido no início, sem saber em qual segmento atuar, principalmente na hora de escolher que tipo de produto vender online.

As opções são muitas e conhecer cada uma delas antes de decidir qual é mais compatível com a personalidade do vendedor pode facilitar bastante a chegada ao sucesso.

1. Cursos online

Devido ao fácil acesso à internet e outros recursos tecnológicos, as pessoas têm recorrido cada vez mais aos meios digitais para encontrar soluções, aprender e desenvolver competências.

Assim, a educação a distância tem gerado excelentes oportunidades no mercado, oferecendo novas possibilidades para os alunos e, principalmente, um novo nicho para os profissionais que desejam se tornar empreendedores.

Professores ou especialistas em um assunto específico, pode usar tudo o que sabe para criar um curso online e vendê-lo na internet.

Essa é uma das melhores coisas para vender quando não se quer ter preocupações com estoque, logística e entrega do produto ao cliente, nem com altos investimentos iniciais. Produtos digitais são escaláveis e o custo de produção é baixíssimo.

É possível dar aulas de disciplinas escolares, como matemática, idiomas ou história, ou ainda criar cursos sobre temas que domina. Quanto mais nichado for o conteúdo, mais alto pode ser o lucro sobre as vendas.

Quem monta um curso para ensinar mecânica, lucra. Se o tema for mais específico, como mecânica de motos, o material será mais valioso, por ser mais específico. Se o especialista se aprofundar ainda mais e oferecer um curso de manutenção de scooter elétrica, sua relevância fica muito mais evidente.

O campo dos treinamentos é bastante e vasto. Vale falar sobre moda, comida, informática, esportes, política, música ou qualquer outra coisa, basta ser um especialista no assunto e encontrar um público interessado neste tipo de conteúdo.

E se não for um expert?

Não são apenas pessoas que criam seus próprios cursos que podem trabalhar neste campo.

Há ótimos vendedores que não querem criar um produto digital, podendo participar de um programa de afiliados para vender cursos produzidos por outras pessoas. Nesse tipo de programa, o vendedor divulga cursos e recebe comissões por cada venda realizada.

2. E-books

Quem é tímido ou não se sente bem aparecendo diante das câmeras, pode optar por escrever um e-book .

Os livros digitais também são amplamente aceitos no mercado, pois precisam ser baixados apenas uma vez e podem ser acessados ​​offline pelo leitor quando e onde quiser.

O formato é ótimo para quem quer aprender algo novo e ainda quer poder rever aquela informação quando achar necessário.

Quem gosta de escrever e domina as regras de ortografia e gramática, pode criar um eBook completo para ensinar ao público o que se sabe sobre determinado assunto.

Por ser um produto predominantemente textual, precisa-se basicamente de um editor de texto de qualidade e já é possível criar um bom material.

3. Cosméticos e Perfumes

Essa é uma das áreas que tem feito mais sucesso entre os profissionais, pois cosméticos e fragrâncias sempre têm público, principalmente se o vendedor os conhece bem e acompanha as tendências.

As marcas que trabalham para reduzir seu impacto no meio ambiente e oferecem produtos verdes têm se destacado e conquistado a confiança dos clientes.

Os produtos específicos para cabelos cacheados, com foco em low poo e no poo são algumas das opções, além de maquiagens naturais, orgânicas e veganas. Quem procura o melhor bb cream, primers importados e bases com coberturas de alta definição, quer ter certeza que os produtos não foram testados em animais e que não causam riscos ao meio ambiente.

Quem foca nessa temática, já pode dar os primeiros passos para faturar alguns milhares de reais. E vale dizer que não há necessidade de produzir um produto, pois há  muitas empresas do mercado de beleza que trabalham com distribuidores por meio de revistas ou sites.

É comum que eles ofereçam condições especiais para quem quer trabalhar com seus produtos, como dar consultoria e dicas de marketing para os profissionais ganharem mercado e se tornarem autoridade no assunto.

4. Eletrônicos e Informática

Os eletrônicos também podem ser vendidos pela internet, mas esse tipo de negócio exige um investimento financeiro inicial.

Para quem já tem uma loja física em que vende eletrodomésticos ou celulares, por exemplo, expandir seu negócio para o mercado digital é uma ótima e lucrativa opção.

O site Guia Impressoras oferece informações sobre todos os tipos de impressoras e diversos hardwares que estão em evidência no mercado, o que pode ajudar bastante a escolher em quais aparelhos investir. 

Quem não pode arcar com os altos custos de lançamentos tecnológicos e não possui uma loja física, mas ainda deseja investir em eletrônicos, pode vender acessórios relacionados. Além de serem mais baratos, são mais fáceis de adquirir, armazenar e vender.

Cases e suportes para celular, carregadores, cabos, periféricos como mouses, teclados e fones, entre outros itens, são algumas das opções de coisas para vender nesse nicho de mercado.

5. Serviços gerais

Além dos produtos físicos e digitais, também existem diversos serviços que podem ser vendidos online.

Os profissionais que atuam como freelancers têm muito a ganhar com a crescente popularidade da venda de serviços pela internet, pois no ambiente virtual é possível atingir mais pessoas e assim atrair mais clientes.

Os freelancers podem criar sua própria marca para divulgar o que fazem, usar redes sociais e blogs para conquistar a confiança dos usuários, ou ainda, escolher uma agência de marketing digital para uma boa parceria.

Os serviços mais populares são:

  • Redação, revisão e tradução de textos;
  • Desenvolvimento web;
  • Projeto;
  • Marketing;
  • Contabilidade.

Quem já trabalha em alguma dessas áreas ou possui habilidades que poderiam ser vendidas como freelancer, tem mais uma opção de coisas para vender.

Trabalhe com o que você gosta

A internet traz diversas oportunidades para quem quer ter mais autonomia na carreira e começar a trabalhar por conta própria .

Outro ponto positivo é que você pode começar seu empreendimento online sem precisar largar o emprego ou investir todo o dinheiro que tem para o negócio decolar.

É possível começar aos poucos, conhecendo o mercado e gerando uma renda extra até que seu negócio cresça e você se sinta preparado, se quiser, para sair do seu trabalho convencional e focar totalmente no empreendedorismo digital.

Escolher coisas para vender online é apenas uma das possibilidades, mas existem muitas outras formas de criar um negócio online.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.