Hoje em dia o poder das redes sociais é indiscutível não é mesmo? E muitas vezes empresas e marcas passam por situações que colocam a reputação do negócio em xeque, Neste momento é essencial a atuação de uma assessoria de imprensa para realizar a gestão de crises. 

E o que é a gestão de crise? A gestão de crise é um processo pelo qual a empresa lida com um problema inesperado, que pode manchar a imagem ou causar prejuízos diversos. É necessário que seja feita uma investigação para avaliar possíveis riscos e gerenciá-los antes que o problema se instale. 

Toda empresa pode passar por esse problema. Independente do setor de atuação ou tamanho, questões relativas à imagem do negócio podem ser alteradas e melhoradas. Um exemplo claro disso ocorreu no período da pandemia, onde centenas de empresas passaram por questões financeiras e viram seus negócios ruírem diante das limitações de funcionamento impostas pelo Estado diante do problema de saúde que foi instalado. Esse é só um exemplo de problemas que podem aparecer durante o caminho.

Para contornar essa situação diversas empresas tiveram que se reinventar para sobreviver à pandemia. Muitas recorreram às redes sociais para encontrar na internet uma possibilidade de seguir com seus negócios. Outras questões podem surgir ao longo da história do negócio e por isso é importante estar preparado para enfrentar a crise.

A importância do gerenciamento de crise

● Ação rápida e eficiente diante de um problema;

● Atuar para manter a empresa no mercado; 

● Manter e até mesmo melhorar a reputação da empresa; 

● Diminuir o impacto da crise; 

● Elaboração de novas ações para cortar e/ou reduzir os erros enfrentados. 

Foto: Divulgação

Como é feito o gerenciamento de crise? 

Um planejamento prévio de gestão de crise é necessário para preservar a reputação e imagem da empresa. Isso previne qualquer impacto negativo e ainda criar oportunidades para intensificar a atuação e criar novos produtos ou negócios.

Trabalhar com a realidade do negócio e estar atualizado ao mercado é uma importante ferramenta de manutenção para que a empresa permaneça fluindo de forma positiva. Alguns pontos podem auxiliar a reduzir os efeitos da crise: 

1 – Entenda a visão dos seus clientes; 

2 – Esteja preparado para lidar com situações inusitadas; 

3 – Tenha um setor de gestão de crise. Ele pode ser composto pelo dono da empresa, um representante do setor jurídico, um representante do setor financeiro, diretores dos diversos setores da empresa e a equipe de comunicação;

4 – Compreenda os riscos que sua empresa corre; 

5 – Crie um plano de gerenciamento de crise; 

6 – Aprenda a se comunicar; 

7 – Crie estratégias de comunicação;

8 – Coloque em prática essas estratégias e entenda a importância no pensamento de longo prazo para a sua empresa.

Foto: divulgação

É sabido que muitas empresas não possuem um setor de comunicação bem estruturado e preparado para lidar com essas questões. E é aqui que a Sua Marca no Topo pode auxiliar sua empresa. Contamos com um time de gestão comercial e um assessoria de imprensa com mais de 180 editorias nacionais e internacionais e temos mais de 60 mil jornalistas atuando e 14 mil canais de mídia. Essa grande rede possibilita ao seu negócio/marca uma possibilidade infinitamente maior de visibilidade e relevância. E pode alterar o rumo do seu negócio.

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