Nossas memórias mais queridas frequentemente estão ligadas a sabores e aromas que nos conectam de maneira única e profunda. Essas lembranças vão muito além de momentos especiais; elas se entrelaçam com experiências sensoriais que moldam nossas vidas. Essas memórias/lembranças e experiências quando conectadas a alimentação são parte do que se conhece por culinária afetiva.

A culinária afetiva não se limita à simples preparação de refeições. Ela é uma forma de expressar amor, tradição, carinho e dedicação. É uma narrativa que transcende o paladar, influenciando nossos gostos pessoais e até mesmo definindo o estilo culinário de profissionais em todo o mundo. Guilherme Costa parece ser um exemplo expoente desse contexto, por ter seu estilo culinário influenciado por sua herança familiar.

Guilherme, mais conhecido como Gui (@amesadogui), é um dentista com mais de 12 anos de experiência, especialista, mestre e doutor. No entanto, recentemente decidiu que era hora de voltar a dar atenção a seu antigo sonho de mergulhar no mundo da gastronomia. Suas maiores inspirações e sua paixão pela culinária derivam do convívio com suas queridas avós, Luzia e Eny.

“Observar as minhas avós cozinhando foi um grande aprendizado. Enquanto elas preparavam os pratos, eu ia de alguma forma aprendendo, e aquilo me fascinava. Eu percebia o carinho, dedicação e zelo, mesmo com muita simplicidade, em cada refeição que elas preparavam”, relembra Guilherme. 

Gui não se limita a compartilhar receitas; ele também incentiva as pessoas a criar conexões mais profundas por meio da comida. Ele acredita que cada receita pode ser personalizada, adaptada às tradições familiares e enriquecida com toques pessoais. “Um prato simples como arroz, feijão, carne de panela e uma farofinha pode ter uma infinidade de temperos, toques familiares como  aquele queimadinho leve na base da panela de arroz que a mãe, avó ou tia fazia ou o molho de tomate caseiro e por aí vai. Acho isso tão enriquecedor e que eterniza as memórias afetivas.”

Tutu de Feijão da Vó Eny: Uma Receita Especial

Em seu perfil no Instagram apresenta receitas e fotos de seus pratos que deixam todos com água na boca.  

Não por acaso, um dos pratos que mais arrancou elogios dos seguidores foi o Tutu de Feijão da Vó Eny, uma receita que é tradição da família e marca registrada da matriarca. “Eu tive muita sorte na vida com as minhas avós. A base da minha culinária afetiva vem delas. E o tutu de feijão da Vó Eny certamente está entre meus pratos favoritos. Quando vou visitá-la ela já sabe que vou querer comer.”  

Recheado de ingredientes que fazem parte do dia a dia brasileiro, e com muitas pitadas de um amor e carinho que só as avós têm, esse prato se tornou uma referência para Guilherme que, com sua autenticidade, faz questão de registrar e perpetuar essa tradição.

Para aprender o passo a passo do Tutu de Feijão da Vó Eny, acesse o link abaixo:
https://www.instagram.com/p/CvGQXOTAg4n/

Desse vídeo compartilhando a receita do tutu de feijão ele ainda preparou uma linda homenagem a sua avó que foi postado em 26 de julho: o dia das avós: 

Aproveite para seguir o perfil do Guilherme Costa no Instagram @amesadogui

Este post é de responsabilidade de ANDRÉ LUÍS e não faz parte do conteúdo do MIDIAMAX.