Quem usa o como uma ferramenta de trabalho, pode esbarrar em barreiras linguísticas, dependendo do ramo de atividade da empresa. Mas há uma solução bem simples para resolver esse problema: uma extensão para o navegador de Chrome.

O objetivo da tradução

Dependendo da atividade de uma empresa, funcionários necessitam trocar mensagens do WhatsApp, com pessoas que não falam o mesmo idioma. E dependendo do volume de conversas que você tenha, seria muito cansativo traduzir tudo usando o Google Tradutor.

Se você não trabalha com algo relacionado, pode precisar de algo assim em um projeto de ou até mesmo conversando com amigos que falam outro idioma. Algumas fontes ou citações para trabalhos ou projetos estão disponíveis somente em outros idiomas, e nessas horas traduzir a partir do WhatsApp economiza tempo.

Você até pode ter ouvido falar de algumas alternativas que permitam fazer isso, como o famigerado WhatsApp GB, ou outras versões não oficiais do mensageiro. Mas a dúvida que surge é: será que é possível realizar a tradução de maneira segura?

A solução para a tradução 

E a resposta é sim! A melhor maneira de fazer isso é usando a extensão Translator for WhatsApp no Google Chrome. Ou seja, para que o processo funcione, é necessário usar o WhatsApp Web no próprio navegador

A extensão é gratuita e funciona de uma maneira simples. Logo depois que o usuário adiciona a extensão ao navegador, ele precisa informar qual idioma é falado por ele, e qual idioma será traduzido.

Com tudo informado corretamente, basta abrir o WhatsApp Web. Ao passar o mouse sobre os balões de conversa, será exibido o botão Translate, que vai realizar todo o processo automaticamente para você.

O usuário em si não precisa ficar copiando e colando o texto, para que a tradução seja feita.

Além disso, antes de enviar a sua mensagem, ao lado da seta de enviar verá a opção Translate. Ao clicar nela, a tradução também será feita automaticamente

Para entender melhor como usar a extensão, vamos seguir os passos abaixo. Lembrando que para o processo funcionar, é necessário usar o WhatsApp Web.

Como usar o Translator for WhatsApp para traduzir conversas

1 • Vá até a página da extensão Translator for WhatsApp

extensão translator

2 • Logo depois clique em Usar no Chrome.

3 • Confirme o processo clicando em Adicionar extensão.

extensão translator

4 • Assim que você clicar no botão, uma nova janela será aberta com o WhatsApp Web. Leia o código QR da tela, com seu celular usando o próprio aplicativo.

5 • Depois disso, escolha qualquer balão de conversa e clique em Translate.

extensao translator

6 • Será solicitado que você escolha qual idioma você fala, e qual idioma será traduzido, clique em OK e você será redirecionado.

extensao translator

7 • Insira o seu idioma na primeira opção, e o idioma que será traduzido na opção abaixo.

8 • Depois feche a janela e volte para o WhatsApp Web.

9 • Escolha o balão de conversa que quiser, e clique em Translate.

10 • A nova janela será aberta, exibindo a tradução. O mesmo processo ocorre ao enviar uma mensagem, basta clicar em Translate.

extensao translator

Com esses passos, você não vai precisar traduzir com o Google Tradutor, pois a própria extensão fará o processo para você. 

A extensão não possui limites, e traduz textos grandes e pequenos. Então, você não precisa ficar preocupado em nenhum momento.

Agora que você já aprendeu como usar essa extensão e vai economizar um bom tempo nas suas conversas, diga para nós: você já conhecia essa extensão do Google Chrome? Costuma usar outro método?

*Esta é uma página de autoria de SUAIMPRENSA SP e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.