Você sabe como fazer marketing de conteúdo para sua loja de roupas? Se está buscando por ideias de conteúdo ou até mesmo formas de divulgar o seu negócio, veio ao lugar certo.

As lojas de roupas possuem uma forte competição de lojas físicas, e-commerces e até lojas que operam somente por dropshipping. Por ser tão versátil e trabalhar com produtos tão essenciais para o estilo de vida humano, as lojas de roupas são um dos ramos mais disputados de todos.

Por isso, saber como criar conteúdo e encantar o público é um diferencial, que, na verdade, todas as lojas deveriam se preocupar a partir de agora. Afinal, o marketing digital é a melhor forma de divulgar, e o marketing de conteúdo é sua principal vertente.

Acompanhe a seguir, nossas dicas para criar conteúdo para sua loja de roupas.

Defina seu nicho

Sei que para o ramo de roupas, definir um nicho específico possa parecer loucura. Afinal, sua loja estará reduzindo a oferta de produtos, na teoria, e atenderá menos clientes.

Porém, quanto mais específico o seu nicho for, mais fácil será fidelizar o seu público e se tornar uma referência na área. Isso acontece porque o público julga uma marca pelos produtos principais da loja, pela identidade visual, pela maneira como ela se porta nas e pela história da marca.

Ou seja, para o cliente, não tem muito valor o fato de você possuir uma gama gigantesca de peças, que vai desde o esportivo infantil até o luxuoso plus size. Não importa muito quantos clientes você tem, ou quantas peças, mas sim a quantidade de peças relevantes que você terá para quem é seu comprador.

Procure entender com qual tipo de roupa/acessório você mais gosta de trabalhar e pense também nos seus clientes: qual a área que mais está te dando retorno? Moda feminina ou masculina? Casual ou formal? Estilos genéricos e básicos ou alguma moda de estilo único?

E se mesmo assim você ainda quiser vender de tudo, defina o nicho da sua loja como a marca onde o cliente encontra de tudo! Você provavelmente terá uma pegada mais popular e seus clientes te buscarão devido ao preço que sua loja pode oferecer. 

Incorpore isso na identidade da sua marca e tenha orgulho em ser a marca que atende a todos os gostos.

Siga seus competidores no Instagram, Pinterest e TikTok

A partir de agora, você não admira conteúdo sobre moda nas suas redes sociais apenas por admirar: você quer estar observando todo o tipo de conteúdo que seus competidores criam e que faz sucesso. Dessa maneira, você tem inspiração para criar ideias autênticas em cima daquilo que você sabe que faz sucesso com o seu público.

Por isso, identifique quais são as maiores lojas do seu ramo, faça uma lista e siga todas elas. Se quiser, pode até criar um “fake” para literalmente stalkear o que seus competidores estão lançando.

É crucial que tenha em mente que este tipo de atitude é moral, belo e legalizado. O que não pode é fazer isso para copiar os posts descaradamente, com pouquíssimas alterações. 

Lembre-se: você está colhendo referências!

Invista no Instagram

O é a melhor rede social para investir em um perfil profissional. Isso porque o conteúdo que é bem aceito na plataforma não é tão complexo de criar, como é o caso do YouTube. 

Com pequenas imagens contendo dicas ou as novidades da sua loja já é possível “trendar” e gerar muitos clientes. 

Tenha em mente que investir no Instagram é um compromisso diário, no entanto. O algoritmo valoriza muito quem posta todos os dias, em diferentes formatos de posts.

  • Estude como fazer montagens bem feitas (você pode utilizar o Canva para isso).
  • Certifique-se de que seu celular é capaz de gravar vídeos curtos em formatos para Stories e Reels.
  • Tenha uma câmera, um e alguns modelos para representar sua marca com postagens autênticas para divulgar nossas peças que estiverem chegando.

Criar loja virtual e blog

Criar loja virtual do zero com blog é crucial para quem faz marketing de conteúdo para uma loja de roupas. Isto porque ele ajuda em todos os aspectos que a loja precisa ter para fidelizar os clientes:

  • Ele melhora o ranqueamento do site, pois você consegue abordar novas palavras-chave, que só poderiam ser utilizadas em posts como “tutoriais de combinação de cores”, “como combinar uma peça x”, “qual o estilo estará em alta na próxima estação”, entre outras.
  • Ao criar conteúdos mais longos e complexos do que no Instagram, você pode criar molduras e imagens com resumos do conteúdo dos seus blog posts. Assim, terá ainda mais conteúdo para compartilhar no Instagram e em outras redes.
  • Você oferece algo a mais para seu cliente comprar com você: ao investir nos seus produtos, ele está valorizando seu trabalho de promoção de conteúdo gratuito para que continue lançando mais blog posts a longo prazo. Desde que você produza conteúdo de valor para seu público, ele entenderá que sua loja é especial e oferece algo que as demais não conseguem.

Para criar bons blog posts, você precisa conhecer as necessidades do seu público: além de dicas de moda, curiosidades sobre a estética e comparações entre produtos, o que mais seu público gostaria de ler em seu blog?

Busque pelas palavras-chave mais procuradas do seu ramo e faça enquetes com seus clientes mais fiéis, perguntando o que mais ele gostaria de ver nos canais de conteúdo da loja.

Abra os olhos para o TikTok

O TikTok possui uma menor taxa de conversão de vendas através dos posts. Isso se deve ao fato da rede social ser muito mais recreativa e voltada ao entretenimento do que ao conteúdo em si.

Contudo, o número de usuários da plataforma é gigantesco, e facilmente um vídeo de um perfil pequeno consegue viralizar e atingir uma massa imensa.

Para o marketing de conteúdo da sua loja de roupas, isso impacta da seguinte maneira:

  • Apesar da conversão de vendas ser menor, o Tik Tok é uma porta de entrada para você conhecer influenciadores que podem representar sua marca.

Por ser uma rede social relativamente nova, muitos usuários que fazem sucesso ainda não tem uma imagem formada e não são considerados grandes influencers. Por isso, sua loja pode ser a primeira a ceder um espaço comercial para que esses influencers novos passem a fazer conteúdos divulgando seu negócio.

Além do mais, pensando mais na variedade dos seus produtos, é muito fácil encontrar vídeos que viralizam onde as pessoas que fizeram a gravação possuem um estilo alternativo e marcante. Dessa forma, seu estilo começa a se popularizar também entre a audiência, e suas roupas se tornam populares como “roupa do Tik Tok”. 

Fique atento(a) aos vídeos do momento no TikTok, pois peças de roupas que ninguém daria muito por elas, do nada podem se tornar verdadeiros best sellers.

Marketing De Conteúdo Para Loja De Roupas: Realmente vale a pena?

O marketing de conteúdo pode ser um investimento grande que você terá que fazer: entrar em contato com influencers, fechar parcerias, montar um time de infoprodutores para mídias sociais e artigos, talvez até videomakers…

No entanto, o retorno que o marketing de conteúdo traz é muito maior do que o que os anúncios pagos de produtos específicos podem trazer. Inclusive, se seus conteúdos começarem a atingir um grande público rapidamente (o que definitivamente é um dos seus objetivos ao investir em marketing), você deve impulsionar suas publicações com anúncios patrocinados e diminuir seu orçamento para anúncios de produtos, caso seja necessário.

Sua prioridade deve ser sempre trazer o cliente para perto da sua marca e se relacionar com ela com valor, e não focar apenas no número de vendas.

Imagine o seguinte cenário:

“Sua loja vende apenas produtos por anúncios. Nenhum investimento em SEO ou Marketing de Conteúdo.”

O que acontecerá se você parar de investir nos anúncios pagos? Consegue imaginar?

Sua loja simplesmente deixará de vender. É possível que você até tenha que fechar!

Agora, imagine este cenário: você investe em marketing de conteúdo por um longo período (1 ano, pode ser), tem vários clientes que compram de você por espontânea vontade e acessam seus perfis nas redes sociais não para comprar, mas porque gostam do que encontram por lá. Seja para rir, aprender, se inspirar… Seja para o que for.

O que acontecerá se você simplesmente parar de postar?

Seu site continuará operando e ainda será encontrável através dos resultados orgânicos por buscas no Google. Este é um primeiro ponto. Portanto, apesar do seu número de vendas provavelmente reduzir, ele não chegará a zero.

Além disso, se seu público gosta mesmo do seu conteúdo, provavelmente seus seguidores irão mandar mensagens para você perguntando se está tudo bem, porque parou o conteúdo e quando irá voltar. Claro, não serão todas as pessoas, mas quanto mais próxima a sua relação com seu público, mais mensagens receberá.

Está vendo como o seu negócio se torna importante para seus clientes? 

Além de ser a melhor forma de vender, o marketing de conteúdo também fideliza seus clientes. Por isso, mesmo que saia um pouco mais caro, o marketing de conteúdo vale muito a pena para sua loja de roupas, e deve ser a sua estratégia prioritária.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.