Procedimento facial mais realizado no mundo, o botox tem como função relaxar os músculos da região onde foi aplicado, impedindo que se contraiam e causem rugas dinâmicas, como pés de galinha e linhas de expressão na testa e entre as sobrancelhas. Ele começou a ser usado no tratamento de doenças oftalmológicas nos anos 1960 e com fins estéticos nos anos 1990.

Cibele Coelho

Contudo, apesar de todas essas vantagens, ainda há muitas dúvidas. Por isso, o site convidou a doutora Cibele Coelho, referência no assunto e uma das especialistas que caíram no gosto dos famosos, para trazer esclarecimentos e revelar o que realmente tem a ver com a toxina botulínica. Confira a seguir!

  • O botox é o procedimento que as famosas usam para aumentar os lábios? Mito. Ele não é capaz de preencher. Para isso, é utilizado o ácido hialurônico.
  • É possível substituí-lo por cremes anti-idade? Mito. A ação dele é totalmente diferente da ação de um creme de uso tópico.
  • Trata a pele? Mito, pois atua paralisando a musculatura que a dobra, causando rugas de expressão. Por isso, deixa-a mais lisinha. Mas não é nenhum tipo de vitamina ou hidratante para ela.
  • Só se deve começar a fazer aos 30 anos? Mito. Alguns pacientes têm indicação para fazer desde os 18; outros chegam aos 50 sem precisar se submeter.
  • Pode substituir uma cirurgia plástica? Mito. Pode complementar o resultado da cirurgia, porém cada um tem uma função diferente. O botox trata as rugas de expressão da região da testa e lateral dos olhos; já a cirurgia plástica vem para melhorar o aspecto derretido do terço médio e inferior da face.
  • Só se deve fazer o procedimento após o aparecimento das primeiras rugas de expressão? Mito. A aplicação também pode ser feita preventivamente, impedindo o aparecimento delas.

*Esta é uma página de autoria de TH IMPRENSAS SP e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.