Fórmula 1 e suas adaptações na formação de jovens pilotos

Na Fórmula 1 o ideal é aliar a técnica à segurança.
| 13/12/2021
- 18:07
Fórmula 1 e suas adaptações na formação de jovens pilotos

Conhecida por ser a modalidade do automobilismo brasileiro mais popular, a Fórmula 1 ainda assim é considerada um para poucos. Embora muitas pessoas tenham uma paixão por velocidade, nem todos podem participar dessa modalidade esportiva.

Considerado uma prática esportiva, a Fórmula 1 possui características bem peculiares quando o assunto é a formação de um Piloto e pensando em levar mais informações, o site de apostas online Betway criou um rol com passo a passo para quem deseja ter uma carreira no automobilismo.

É preciso mais que talento para conquistar esse espaço nas pistas de corrida e ao longo do tempo grandes nomes tiveram que se adaptar às mudanças.

Um esporte considerado para poucos ganhou mais restrições quando o assunto é formação de novos talentos.

De acordo com a pesquisa da Betway, os Ex. Pilotos afirmam que hoje as exigências são maiores para se tornar um piloto de Fórmula 1 e as novas regras que cada jovem talento deve enfrentar para se tornar apto.

Os pilotos fazem um verdadeiro show nas pistas de corrida e a torcida vibra com o ronco dos motores e os desafios para ocupar o pódio vão além das pistas. A Fórmula 1 é extremamente dinâmica e permite que apenas aqueles que se adaptam às regras do automobilismo façam parte desse grupo seleto.

Por longa data na história dos pilotos de corrida, para participar era necessário apenas recursos financeiros e vontade de se tornar um piloto. Na atualidade, os jovens que buscam se destacar e participar dessas competições devem passar por um longo processo até chegar na Fórmula 1.

Aumentada as exigências para formar um piloto apto, o desafio se torna ainda maior com a introdução dessas novas regras.

0dd050e9 2b41 4b5c 80fd 661af62d10d7 - Fórmula 1 e suas adaptações na formação de jovens pilotos
Foto: Reprodução 


Fases para a implantação da superlicença

A superlicença teve início em 1982, gerando uma certa revolta entre os pilotos que já atuavam, tanto que desencadeou uma greve de pilotos.

Após 2 anos, ou seja, 1984 a superlicença foi implantada e teve que ser adaptada a todos os participantes da modalidade e suas equipes.

Foi por volta de 2015 que as regras tiveram ainda maior rigor para inclusão dos pilotos e sucessivamente em 2017 houve a inclusão de mais categorias para pontuação. Portanto, embora tenha causado grande dificuldade para implantação, após as primeiras regras, outras foram surgindo com a finalidade de alinhar o perfil desses velocistas.

Conheça as principais novidades na superlicença para os novatos

A idade mínima passou a ser de 18 anos;

O candidato deve possuir licença Internacional Grade A de competições da FIA;

Portar carteira de motorista válida no seu país de origem;

Passou ser exigido um exame teórico da FIA que contém o código esportivo e regras da F1;

O futuro piloto deverá atingir 40 pontos nas três temporadas anteriores em qualquer combinação de campeonatos listados pela FIA;

Ter 80% das duas temporadas completas de qualquer competição monoposto listada na FIA.

Conclui-se que embora benéficas, as novas regras estão se tornando um empecilho para esses jovens talentos.

Exigências para candidatos veteranos: como fica para quem já teve a superlicença

Para a categoria de Pilotos que já têm a superlicença válida por qualquer uma das três temporadas anteriores fica elegível para nova licença;

O Piloto que teve uma superlicença em período anterior a três anos, em menos de dois dias deverá completar 300 km em velocidade de corrida em uma carro da F1, autorizado por uma federação de automobilismo local e ou como parte de uma sessão da F1.

E deverá ser completado em não mais do que 180 dias antes da sua candidatura.

Embora já tenham participado, para novas competições é necessário se enquadrar nos itens listados acima.

Destaques da atualidade

Nomes como Max Verstappen e são destaques da atualidade e estão atraindo a atenção dos amantes do automobilismo em suas disputas acirradas.  

Sendo que Max Verstappen corre pela Red Bull e Lewis Hamilton, da Mercedes, essas feras do automobilismo estão dando o que falar.

O Piloto inglês Lewis Hamilton alcançou o pódio em uma vitória triunfal, conquistando muitos fãs pelo mundo todo.

Afinal para os amantes da Fórmula 1 o importante é o espetáculo do ronco dos motores atravessando a linha de chegada.

Veja também

Turistas apaixonados por carros e motos do mundo inteiro sonham fazer o roteiro da rota...

Últimas notícias