Alguns deles abrem no final de semana

Para todas as idades, os museus são opções divertidas que podem trazer experiência e conhecimento. Segundo o Guia Brasileiro de Museus, editado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), órgão ligado ao Ministério da Cultura, conta com 19 locais destinados à história. Reunimos informações sobre 6 deles. Alguns podem ser visitados inclusive no final de semana. Confira!

Marco – Museu de Arte Contemporânea

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo GrandeCom área construída de 4 mil metros quadrados, o Marco fica dentro do Parque das Nações Indígenas, próximo à entrada da Rua Antônio Maria Coelho. Além de 4 salas destinadas a mostras temporárias, o conta com acervo da Pinacoteca Estadual, com os prêmios aquisitivos dos salões de arte realizados a partir de 1979. Doações espontâneas de artistas, colecionadores e instituições culturais também fazer parte, totalizando aproximadamente 1.600 obras em diversas modalidades artísticas.

Horário de atendimento: De terça a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18 horas.

Mais informações pelo telefone 3326-7449, pelo site www.marcovirtual.wordpress.com, a fanpage www.facebook.com/marco.museu ou o e-mail [email protected]

Endereço: Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas

Museu das Culturas Dom Bosco

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo Grande​São três as exposições permanentes do Museu das Culturas Dom Bosco. Na exposição de Etnografia é possível conferir objetos históricos que contam a história dos povos do Mato Grosso do Sul, abrangendo os Xavantes, Bororós, Karajás, e povos do Rio Uaupés. Há também a exposição de arqueologia, contendo itens tanto do Brasil como do Estado, e exposição Memória do Museu Dom Bosco, onde estão as lembranças do antigo museu.

Horário de atendimento: De terça a domingo, das 8h30 às 16h30.

Mais informações pelo telefone 3326-9788.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 7000, Cidade Jardim.

Museu José Antônio Pereira

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo Grande​Localizado na antiga Fazenda Bálsamo, onde residia o fundador de Campo Grande José Antônio Pereira e a família, o museu expõe diversas peças originais da propriedade, como utensílios domésticos, carro de boi e um monjolo.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Mais informações pelo telefone 3314-3181.

Endereço: Av. Guaicurus – Jardim Monte Alegre, Campo Grande – MS

Museu Lídia Baís

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo GrandeEm uma construção cheia de história, a Morada dos Baís, que também foi a pensão Pimentel, o museu que leva o nome de uma de suas moradoras oferece um encontro de artistas e, inclusive, de gerações. As exposições estão divididas em ambientes, como a sala de música e o quarto de Lídia Baís. 

Horário de atendimento: terça a sábado das 14h às 20h.

Mais informações pelo telefone 3311-4458 e pelo site do Sesc MS.

Endereço: Av. Noroeste, 5140 – Centro

MIS – Museu da Imagem e do Som

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo Grande​Diversos registros que compõem a memória visual e sonora sul-mato-grossense podem ser prestigiados no MIS, com acervo que conta com mais de 8 mil itens, entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Mais informações pelo telefone 3316-9178 ou pelo e-mail [email protected]

Endereço:  Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro

MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo GrandeCom diversos objetos rupestres – desde pedras, ossos, cerâmica e outros materiais que fizeram parte do passado – o MuArq leva os visitantes à uma viagem ao passado. O local tem até réplicas de pinturas rupestres encontradas no Estado. Há também um museu científico e um arquivo com mais de 150 mil peças de arqueologia, todas encontradas nas terras de Mato Grosso do Sul.

Funcionamento: segunda à sexta-feira. 

Mais informações pelo site http://www.muarq.sites.ufms.br/.

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Conheça um pouco da história e cultura de MS nestes 6 museus de Campo Grande