Confira como se proteger

Hackers se valem de muitos artifícios para comandar ataques, espalhar vírus e roubar dados e podem ter transformado seu computador em um zumbi. Alguns sinais podem denunciar que sua máquina está infectada. Saiba o que é um computador zumbi, como se prevenir e exterminar o malware.

Normalmente, o vírus é instalado no computador ao navegar por um site malicioso, mas pode acontecer pela ação direta de um hacker, pelo acesso a alguma rede não segura, por um arquivo anexo de e-mail ou USB infectado.

Depois de infectado, o computador passa a fazer parte das chamadas botnets – redes robôs ou redes de computadores zumbis – e são controlados remotamente por cybercriminosos, como informou a BBC.

Além de PCs e notebooks, outros dispositivos, como tablets, smartphones, roteadores,  eletrodomésticos WiFi e brinquedos inteligentes podem ser comprometidos, se estiverem conectados em uma botnet.

Conforme nota publicada pela Karpersky, empresa fabricante de antivírus, máquinas e dispositivos infectados funcionam normalmente, pois o malware se age discretamente, adquirindo acessos de administrador e fornecendo controle aos cibercriminosos sem comprometer sua posição oculta. Em segundo plano segue ordens do comandante da botnet e, junto com outros dispositivos hackeados, formam uma poderosa infraestrutura para cometer crimes.

Como identificar

Porém há meios de identificar um computador infectado, para isso basta se atentar a alguns sinais, que são comuns a outros vírus. A lentidão no sistema, mesmo com poucos aplicativos abertos, é um dos indícios. Se houver e-mails não enviados na caixa de saída ou no rascunho ou se seus contatos receberam mensagens que você não enviou, é um alerta.

Em alguns casos, o sistema nem mesmo permite que você tenha acesso à sua conta. Os emails enviados também podem não chegar ao destino.

Outro sinal é a inclusão, na assinatura de seu email, de um link que não tenha sido adicionado por você.

Além disso, se o navegador fecha sem motivo aparente ou se o computador travar com frequência, pode ser que esteja infectado. Muitas vezes, as atividades em segundo plano podem causar que o ventilador do computador seja ativado, mesmo que esteja ocioso.

Se o seu computador estiver fazendo parte de uma rede zumbi, o espaço no disco pode esgotar rapidamente e consumir rápida e repentinamente a memória do computador e até mesmo os dados de banda larga.

Como se proteger

Regras e cuidados simples podem diminuir o risco de que seu computador seja infectado. Especialistas aconselham mudar a senha padrão de todos roteadores, webcams, impressoras, eletrodomésticos inteligentes e outros dispositivos conectados.

Ter um antivírus atualizado é essencial, além de instalar todas as atualizações do sistema operacional e softwares.

Arquivos baixados de sites da Internet ou de e-mails, são as principais porta de entrada dos malwares. Segundo a Kaspersky, criminosos frequentemente espalham arquivos maliciosos por meio de softwares e jogos hackeados. Se fizer um download através de torrents ou outras fontes não confiáveis, verifique todos os arquivos com um bom programa antivírus.

Mas se sua máquina ou dispositivo já estiver infectado, atualize seu antivírus com a versão mais recente e execute uma limpeza. Coloque o firewall no nível máximo de segurança. Se necessário, reinstale o sistema operacional e restaure os arquivos.