Em clube de leitura ‘sem arrogância’, frequentadores podem ler e indicar de tudo
‘Vórtice Fantástico’ tem reuniões mensais sempre no último sábado do mês
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Vórtice Fantástico’ tem reuniões mensais sempre no último sábado do mês
Para poder falar de literatura é preciso apenas uma coisa: ler. E é mais ou menos nesta premissa que está organizado o clube de leitura ‘Vórtice Fantástico’, que se reúne mensalmente em Campo Grande desde dezembro de 2013 para discutir sobre os livros que leem.
Com reuniões abertas a todos, realizadas no último sábado de cada mês, o grupo é organizado pelo funcionário público Daniel Daniel Rockenbach, que é fissurado em ficção científica. “O grupo começou como parte de um projeto de leitura nacional, mais voltado para ficção científica, fantasia e terror. Mas, aos poucos, o projeto nacional foi se desarticulando e o grupo foi ganhando autonomia. Então, a gente achou melhor que não tivesse restrição quanto ao que se lê”, explica Daniel.
Neste mês de dezembro, a reunião mensal ocorrerá excepcionalmente logo mais, às 19h, Friends Coffee House, na Antônio Maria Coelho, quase em frente ao CCAA, por conta dos festejos de fim de ano. “Hoje iremos discutir nossas leituras, mas também vamos ter uma confraternização na sequência, por isso será à noite. Porém, quem quiser aparecer para conversar e já pegar uma indicação de leitura, será bem-vindo”, detalha.
“Vai, não vai”
Daniel conta que em sua agenda há cerca de uns 100 contatos de interessados no grupo de leitura, que surgiu no final de 2013. “O pessoal gosta da ideia, mas nunca vai. Tem gente que chegou a reclamar que eu não avisei das datas, mas é isso, todo último sábado do mês, às 15h, na Le Parole. Infelizmente as pessoas estão lendo menos, então nossa ideia de divulgar o grupo é para ver se tem mais leitores querendo discutir sobre o que andam lendo”, explica.
Em algumas ocasiões do ‘Vórtice’, as sugestões de leitura foram tão empolgantes que encontros extraordinários foram marcados para discutir uma obra especificamente. “A ideia é proporcionar esse intercâmbio. Se muitos se interessam sobre um mesmo livro, a gente se reúne para ler especificamente sobre aquele livro. Tanto é que a cada três meses, mais ou menos, nos reuniríamos sobre um livro específico”, conta o coordenador do grupo.
Ah, e para quem não puder ir na reunião de hoje, o primeiro encontro de 2018 já tem data, será no dia 27 de janeiro, às 15h, na livraria Le Parole (Rua Euclides da Cunha, 1126). “É como a gente disse. Não tem arrogância e nem pedantismo. Basta gostar de ler, estar lendo alguma coisa, e apresentar a indicação no encontro”, finaliza Daniel.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Sejusp vai interditar Unei Dom Bosco para reforma, mas depende de concurso em janeiro
Falta efetivo de 70 funcionários em Unei de Mato Grosso do Sul
Procurando emprego? Em Campo Grande, rede de fast food oferta 30 oportunidades para cargo de atendente
Experiência anterior não é uma exigência para o cargo
Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta
Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Roberto foi encontrado morto pela irmã
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.