A princípio, app tem parceria no Rio de Janeiro

O aplicativo Waze que apresenta mapas e facilita o trajeto dos usuários, agora poderá alertar sobre áreas com maior risco de crime, no Rio de Janeiro. A medida foi implantada nesta quarta-feira (3), dois dias antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas.

Conforme o portal Infomoney, a novidade é uma parceria com o Centro de Operaçãoes Rio, que sinalizará em vermelho 25 áreas como prevenção aos turistas e moradores da cidade sede do evento. Ainda segundo o site, quando os motoristas estiverem passando por áreas sinalizadas, o app emitirá alertas visuais e sonoros. 

De acordo com Julie Mossler, responsável pelo marketing global do Waze, a função foi criada a pedido dos próprios motoristas que usam o app na cidade.

Os locais foram apontados pelos próprios cidadãos através do Disque-Denúncia da cidade, que recebe ligações reportando crimes e mapeia os locais com maiores incidências.

Mesmo com a possível polêmica sobre estigmatizar ainda mais áreas já marginalizadas, a funcionalidade pode ser tranquilizadora aos turistas, já que governos de outros países participantes das Olimpíadas chegaram a produzir cartilhas como proteção aos seus cidadãos.

O recurso será ativado automaticamente para quem baixar a última atualização do aplicativo, mas pode ser desativado em Configurações/Alertas de Rota.