Saiba mais sobre essa tendência

Dos anos 90 para cá, a tendência do minimalismo invadiu a arquitetura e o de interiores, e o branco com poucas linhas e nuances passou a ser o grande destaque, sinônimo de sofisticação e modernidade. Porém, a retomada das cores chegou e agora não é tão difícil achar móveis em cores variadas. “Antes você só encontrava móveis em tabaco, branco, preto. Somente cores neutras, no máximo madeira escura, ou marrom. Mas as pessoas começaram a retomar o gosto pelo colorido, que simboliza vários tipos de emoções, e a tendência voltou”, indica a designer de interiores Priscilla A. Mota. 

Segundo a profissional, isso incentiva também quem deseja dar um pouco mais de vida a um móvel largado, daqueles que precisa de um pouco de “carinho”. “Pintar um móvel pode ser uma solução para uma cor mais ousada, e você pode pedir que seja pintado também. O importante é entender que aquela peça pode protagonizar um ambiente que está precisando de um pouco mais de ‘graça'. Na Internet existem milhares de tutoriais sobre como isso pode ser feito”, enumera. 

O amarelo é uma das cores que estão mais em alta, assim como o vermelho marsala (um vermelho entre bordô e terra, um pouco “queimado”, não tão escandaloso quanto o vermelho comum mas ainda sim marcante), e o azul turquesa, que é o queridinho dos ambientes há várias estações. “Essas cores são boas opções para se começar a investir nos móveis coloridos. Se você não quiser se aventurar na pintura, são móveis cuja cor é mais fácil de encontrar”, recomenda. No caso da ao redor dos móveis, uma sugestão é combinar tons e evitar excessos. “Pense em um equilíbrio visual na hora de compor o ambiente”, analisa.