Cientistas descobrem que cachorros entendem palavras de humanos

Foram testadas frases em várias entonações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram testadas frases em várias entonações

 

Cachorros entendem o significado de algumas palavras humanas, de acordo com estudo publicado na revista Science. Em um experimento inédito, acadêmicos húngaros treinaram 13 cães a deitar voluntariamente em uma cápsula com scanner cerebral, para monitorar o que acontecia quando os pesquisadores falavam com eles.

Cientistas descobrem que cachorros entendem palavras de humanosSegundo o jornal britânico Independent, os cientistas descobriram que o processo de linguagem, no cérebro dos cães, é similar ao dos humanos, com o lado direito lidando com emoções e o esquerdo com o significado de símbolos, gestos e palavras.

O estudo mostra que o sistema de interpretação de significado das palavras, nos cachorros, baseia-se em ideias de qual mensagem determinados sons de seres humanos querem dizer. O chefe da pesquisa, Dr. Attila Andics, da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste, explica que “durante o processo da fala, há um trabalho de entendimento no cérebro humano”.

Segundo o professor, “basicamente, o trabalho de interpretação vem do hemisfério esquerdo, e direito serve para processar a entonação. O cérebro humano não somente analisa separadamente o que dizemos e como dizemos, mas também integra dois tipos de informação, para chegar a um significado unificado”.

Para Andics, a pesquisa pode mostrar que o cérebro canino funciona do mesmo modo. “Nossos resultados sugerem que cães também podem fazer tudo isso, e eles utilizam mecanismos cerebrais muito similares”, conclui.

Durante as checagens, os pesquisadores disseram palavras como “bom garoto” e “muito bem”, com entonação amigável. Depois, repetiram as mesmas frases em tom neutro. Também utilizaram palavras sem significado para os animais estudados, como “tanto faz” em ambas as entonações.

Os scans nos cérebros dos cachorros mostraram que o lado esquerdo tende a ser ativado quando eles ouvem palavras que, para eles, têm significado. Isto não aconteceu quando eles ouviram palavras que não entendem. O lado direito do hemisfério ativou quando eles ouviram entonações afáveis.

Conteúdos relacionados