Variedades

Plataforma de gelo se desintegra com rapidez na Antártida

A Antártida tem dezenas de plataformas de gelo

Isaias Domingues Publicado em 16/05/2015, às 20h32

None
plataforma_1.jpg

A Antártida tem dezenas de plataformas de gelo

A última parte intacta de uma das plataformas de gelo gigantescas da Antártida está se enfraquecendo muito rápido e, provavelmente, vai se desintegrar completamente nos próximos anos, contribuindo para a elevação do nível do mar, de acordo com um estudo da Nasa divulgado na sexta-feira.

A pesquisa incidiu sobre um remanescente da chamada plataforma de gelo Larsen B, que existe há cerca de 10 mil anos, mas ruiu parcialmente em 2002. O que resta abrange cerca de 1.600 quilômetros quadrados.

A Antártida tem dezenas de plataformas de gelo – placas maciças e flutuantes de gelo alimentadas por geleiras pairando sobre o mar na borda da linha costeira do continente. A maior tem aproximadamente o tamanho da França. A Larsen B está localizada na Península Antártida, que se estende em direção ao extremo sul da América do Sul.

“Esse estudo das geleiras da Península Antártida fornece indícios sobre a forma como as plataformas de gelo mais ao sul, que possuem muito mais terra gelada, vão reagir a um clima mais quente”, disse Eric Rignot, glaciologista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia (EUA).

Jornal Midiamax