À exemplo de RJ e PR, MS pode usar iniciativa privada na preservação ambiental
Meio ambiente foi incluído entre as áreas que podem firmar parcerias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Meio ambiente foi incluído entre as áreas que podem firmar parcerias
O meio ambiente agora está entre as áreas que podem firmar parcerias com empresas e instituições privadas, no que tange a gestão e o uso de unidades de conservação e espaços protegidos pelo estado. A inclusão foi feita a pedido da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e autorizada pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas.
Até 2017, antes da inclusão do meio ambiente nessa categoria, poderiam formar Parcerias Público-Privadas (PPP) apenas as áreas de saneamento básico, rede de telecomunicação digital, além de infraestrutura de modais de transporte.
De acordo com a Semagro, os parques estaduais das Várzeas do Rio Ivinhema e das Nascentes do Rio Taquari, além da Gruta do Lago Azul, em Bonito, poderão ser concedidos à iniciativa privada.
No Parque das Nascentes do Taquari, poderão ser praticados, conforme a Semagro, esportes radicais como arborismo, rapel, rafting, tirolesa e trilhas. Já no caso do Parque do Ivinhema, segundo a secretaria, poderiam ocorrer passeios de barco e até ser construído um eco hotel.
Antes da implantação efetiva, ainda é necessário realizar o lançamento de editais de chamamento público, onde as empresas interessas devem manifestar interesse na concessão, além de apresentar, na ocasião, propostas de gestão e exploração de serviços.
Modelo de gestão
O mesmo modelo de gestão das unidades de conservação foi adotado pelos governos do Paraná, no caso do Parque Nacional do Iguaçu, que contempla as Cataratas do Iguaçu, e, também, pelo Rio de Janeiro, no Monumento Nacional do Corcovado, onde fica a tão conhecida estátua do Cristo Redentor.
No início do ano passado, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), vinculado ao Ministério do Turismo, autorizou a concessão do Parque Nacional de Brasília e do Parque Nacional do Pau Brasil, na Bahia, à iniciativa privada.
Nesta modalidade, as empresas podem explorar serviços e até cobrar ingressos da população, desde que ofereçam serviço de qualidade e conservação do meio ambiente.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Motoentregador bate em poste e Campo Grande registra segunda morte do fim de semana
Polícia suspeita que rapaz tenha sofrido mal súbito na motocicleta
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.