A Semana Nacional do Aleitamento Materno prossegue com atividades em Corumbá. O tema deste ano é “Amamentação – 10 passos fundamentais para um bom começo”. A iniciativa é da Gerência de Atenção Básica da Saúde da Criança/Aleitamento Materno, da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município.

Entre as ações, uma panfletagem foi realizada na tarde de ontem em frente ao Hospital de Caridade, no cruzamento das ruas XV de Novembro e Colombo. Pelo trabalho dos órgãos municipais de saúde ligados ao setor da amamentação, Corumbá foi escolhida como uma das cidades em que dados coletados servirão para formular um programa nacional de amamentação.

O médico José Edmar de Barros Baltar, representante do município de Corumbá na Rede Amamenta Brasil, ressalta que essa campanha é de extrema importância. “A campanha acaba por coroar o momento em que o município vive em relação ao aleitamento materno, sendo indicado pelo Ministério da Saúde para realizar a pesquisa nacional que servirá como base o processo de implantação do programa amamenta Brasil em outros municípios do país”, enfatizou.

A psicóloga do programa municipal de aleitamento Materno, Nides Maria Marcon, aconselha as mães e explica o porquê da exclusividade do leite materno até os seis meses de idade. “É na amamentação que a mãe tem a oportunidade de começar a formar o caráter das crianças. É nesse momento que ela tem a chance de receber e retribuir os primeiros carinhos e, no futuro, com certeza, a mãe formará uma criança saudável e um adulto seguro e feliz. Como psicóloga, recomendo que as mães amamentem seus filhos até os seis meses exclusivamente com o leite materno, sem chá, nem água. Como mãe, aconselho também a manter e não deixar de lado a experiência de amamentar.”

Segundo afirmam os estudiosos, o leite materno atua no organismo da criança como um agente antiinfeccioso, capaz de combater doenças e de amenizar quadros sintomáticos. As mães afirmam que esse estudo é correto e relatam que as ações esperadas pelo líquido são eficazes. “Meus dois filhos amamentaram no seio até os quatro anos. Foi um momento quando eu pude começar a conhecê-los e passei a eles todo o meu carinho. Eu pude constatar que meus filhos foram saudáveis durante a infância, nem mesmo as doenças comuns como sarampo ou catapora eles contraíram e, em conversa com a pediatra deles, ela me afirmou que o leite materno contribuiu para a imunização de meus filhos que, hoje em dia, são grandes e saudáveis”, relatou Aurice Laves de Barros Romero, ao receber um panfleto da ação em prol ao aleitamento materno.

As atividades têm continuidade nesta semana, quando de 03 a 05 de agosto haverá palestras pelos períodos matutino e vespertino nas Estratégias de Saúde Familiar. No dia 05 de agosto, está programada uma missa de ação de graças no Hospital de Caridade, a partir das 17 horas. O encerramento ocorrerá nos dias 06 e 07, com atividades na Maternidade e na Igreja São Gabriel, no bairro Guanã.

Amamenta Brasil

Corumbá possui 26 tutores capacitados a acompanhar as mães e crianças durante o período de amamentação, que realizam cursos de capacitação gerados pelo programa Amamenta Brasil. O processo de implantação da rede já trouxe ao município 17 oficinas sobre aleitamento materno, cinco cursos de Manejo Básico em Amamentação e 363 profissionais foram sensibilizados.

Devido aos resultados satisfatórios, Corumbá foi escolhida uma das três cidades brasileiras (junto com Porto Alegre-RS e Brasília-DF) a participar de uma pesquisa pioneira sobre de qual forma é feito o credenciamento do município na Rede Amamenta Brasil.

A pediatra e Consultora do Ministério da Saúde em Aleitamento Materno, Sônia Venâncio, explicou o motivo que tornou o município uma das referências nacionais do programa. “Corumbá foi escolhida porque o programa está em fase avançada de implantação e obtivemos uma resposta positiva do município e da Secretaria de Saúde em auxiliar a desenvolver esta pesquisa. Ela servirá de base para as demais cidades de todo o Brasil, não apenas do Estado ou como uma situação local do município. O estudo, que será realizado de 08 a 12 de novembro deste ano, tem como objetivo fazer um levantamento de dados referentes ao programa Amamenta Brasil, que é uma estratégia de incentivo ao aleitamento do serviço de atenção básica das unidades básicas de saúde. A análise envolverá os gestores nos níveis federal, estaduais e municipais”, finalizou.