Com seus bicos coloridos, olhos azuis e plumagens pretas e brancas, os tucanos sempre chamam atenção por onde passam. Nesta sexta-feira (23), com os termômetros marcando 28°C, duas dessas aves se refrescaram em um espelho d’água em frente a um consultório, em Campo Grande.
Leila Santos, leitora do Jornal Midiamax, registrou a cena. Ela contou que os pássaros fizeram uma pausa entre voos para amenizar o calor e saciar a sede. “Eles estavam tomando água. Foi lindo de ver. É uma experiência única”, relata, encantada com o momento.
Tucanos em áreas urbanas
Embora os tucanos sejam animais silvestres, eles costumam aparecer em áreas urbanas de Campo Grande. Sempre que isso acontece, chamam atenção e encantam quem os vê.
Diversos fatores podem explicar essa presença, e a alimentação é um deles. Em uma matéria publicada pelo Midiamax, o biólogo Rudi Ricardo Laps explicou que essa espécie, considerada oportunista, costuma explorar a arborização pública para se alimentar.
“Vários fatores explicam o aumento das aparições, e a presença de árvores frutíferas na arborização pública é um deles. Mas os tucanos são animais generalistas — comem ovos, ninhos de passarinhos e insetos grandes”, afirmou o doutor em Ecologia.
Ramphastos
A espécie flagrada bebendo água recebe o nome científico de Ramphastos. Popularmente, são chamados de: tucanuçu, tucanaçu, tucano-grande, tucano-boi e tucano-toco, como são mais conhecidos em Campo Grande.
Esses tucanos podem chegar a medir até 56 centímetros e pesar cerca de 540 gramas, sendo os maiores representantes do grupo. Os machos e as fêmeas apresentam aparência semelhante, já que a espécie não apresenta dimorfismo sexual.
A plumagem dos Ramphastos cobre a coroa, o dorso e o ventre com penas pretas. O papo, por outro lado, exibe uma coloração branca. A pele ao redor dos olhos se apresenta nua e amarela, enquanto as pálpebras exibem um tom azulado.
O que mais chama atenção nesses tucanos é o bico: grande, alaranjado e com pontas pretas, ele pode atingir até 22 centímetros de comprimento. Quando filhotes, esses animais possuem um bico curto e amarelo, sem a mancha escura. Além disso, a pele ao redor dos olhos é esbranquiçada e a garganta apresenta um tom amarelo.
Esses tucanos vivem, em média, 40 anos. Eles se alimentam principalmente de frutos, mas também caçam insetos, lagartos, ovos e filhotes de outras aves.
***
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.