O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), foi homenageado na noite desta sexta-feira (10) com a medalha “Honra ao Mérito Agropecuário”, durante cerimônia realizada no estande da Câmara Municipal de Dourados na 59ª Expoagro. A homenagem contemplou apenas duas personalidades e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também foi agraciado na ocasião.
O evento, que estava marcado para as 19h, iniciou com cerca de uma hora de atraso devido a uma forte tempestade que atingiu Dourados pouco antes da solenidade. Ainda assim, a homenagem reuniu autoridades e representantes do setor produtivo em um momento de celebração e reconhecimento ao papel do agronegócio no desenvolvimento do estado.
Ao receber a comenda, Riedel ressaltou o simbolismo do reconhecimento e destacou a importância do agro como motor da economia sul-mato-grossense:
“A alegria é muito grande. Quando a gente recebe homenagem, a homenagem é reconhecimento. O reconhecimento sobre a história que a gente tem em relação a um setor importante da economia, que é o agronegócio. E isso nos faz rememorar um pouquinho dessa trajetória”, afirmou o governador.
Riedel também destacou que Mato Grosso do Sul alcançou a liderança nacional em crescimento econômico graças à força do agronegócio, que vai além da produção no campo:
“É um Estado que se torna o primeiro em crescimento no Brasil, muito baseado na força do agro, não só pelas cadeias produtivas de produção, mas pela industrialização e pela logística associada a esse processo de exportação. E tudo isso é construído por política pública, por direcionamento e investimento.”

O governador fez questão de agradecer a todos os envolvidos na construção desse cenário de desenvolvimento:
“Todos os atores que se envolveram nesse processo, a comunidade política, prefeitos, vereadores, deputados estaduais, bancada federal, governadores, o sistema judiciário, ajudaram a construir esse processo. Então, eu sou muito grato à Câmara Municipal por esse reconhecimento, por esse momento.”
Em seu discurso, o ex-governador Reinaldo Azambuja falou da construção forte do agro em MS.
“Temos uma história importante no agro e agro tem ajudado o Mato Grosso do Sul e construído uma história muito importante. Me lembro de quando eu e o Riedel fomos até Brasília para ‘Caminhonaço’ e depois o ‘Tratoraço’ e aí voltamos com políticas como juros fixo e crédito, dando dignidade aos produtores e depois veio tudo o que aconteceu nestes anos vindouro em MS e no Brasil. Lembro muito do meu bisavô, que veio para Maracaju, com muita coragem, pós guerra do Paraguai, com a família, veio colonizar. Tenho orgulho das minhas origens. O produtor rural é o que menos incomoda. Ele só quer estrada, ponte e competitividade na produção”.
A 59ª Expoagro segue até o dia 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, consolidando-se como um dos maiores eventos do setor agropecuário da região.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!