Após suspensão e reformulação para atrair o interesse de investidores, a concessão da Rota da Celulose, em Mato Grosso do Sul, irá a leilão na próxima quinta-feira (5). Quatro empresas se interessaram e disputam a rota na B3, local do certame em São Paulo.
A entrega de propostas aconteceu nesta segunda-feira (5) e o leilão está marcado para as 14h (horário de Brasília) na sede da bolsa do Brasil. Ao todo serão investidos R$ 10 bilhões (empresa vencedora) em 870,3 km de rodovias.
A região da rota celulose terá quase R$ 80 bilhões em investimento em quatro fábricas (duas já em funcionamento). Fazem parte da concessão trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e das federais BR-262 e BR-267.
A concessão prevê recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos.
Concessão sem interessados
A princípio, a Rota da Celulose não despertou o interesse das empresas e, por isso, o leilão acabou suspenso. O novo modelo de concessão considera a instalação de 12 praças de pedágio nos trechos.
São eles:
- 1 em Três Lagoas
- 1 em Água Clara,
- 1 em Nova Andradina
- 1 em Nova Alvorada do Sul
- 2 em Ribas do Rio Pardo
- 2 em Campo Grande
- 2 em Santa Rita do Pardo
- 2 em Bataguassu
Entre as novidades, a concessão deve aderir a pórticos de cobrança de pedágio automático chamada de Free-Flow. Em relação, a tarifa quilométrica, o projeto reajustou para R$ 0,19 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,26 para pista dupla.
Para composição da política tarifária foram adotados os parâmetros de diferenciação de tarifa entre as de pista simples e de pista dupla (40% superior). A cobrança de pedágio será 100% eletrônica (sistema free-flow) com desconto de 5% na tarifa para usuários optantes pelo sistema de tag válido (AVI), e descontos progressivos de até 20% da tarifa para veículos de passeio conforme a frequência e isenção de cobrança para motocicletas.
A intenção do Governo do Estado é entregar as rodovias que formam a rota da Celulose para a iniciativa privada com o intuito de economizar nos investimentos e promover melhorias nos trechos. Com isso, quer alavancar ainda mais a região leste do Estado.
O que prevê cada sistema rodoviário?
MS-040 / MS-338 / MS-395: Implantação de acostamentos e terceiras faixas; contorno rodoviário de Santa Rita do Pardo; dispositivos em nível e em desnível; passagens de fauna; postos de parada e descanso; e posto da PMRv (Polícia Militar Rodoviária Estadual).
BR-262: Implantação de duplicações, acostamentos e vias marginais; terceiras faixas; contornos rodoviários de Água Clara e Ribas do Rio Pardo; dispositivos em nível e em desnível; passagens de fauna; postos de parada e descanso; reforma dos postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal); e posto fiscal da Sefaz.
BR-267: Implantação de acostamentos, vias marginais e terceiras faixas; contorno rodoviário de Bataguassu; dispositivos em nível e passagens de fauna; postos de parada e descanso; reforma dos postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal); e ampliação e reforma do posto fiscal da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).
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