Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semana Nacional do Registro Civil terá regularização de documentação e Carreta da Justiça em MS

A ação também será estendida ao interior do Estado, em 19 comarcas
Jennifer Ribeiro -
Registro Civil (Foto: Governo Federal)

Entre os dias 12 e 16 de maio, a Corregedoria-Geral de Justiça do (Tribunal de Justiça de MS) realizará a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – ‘Registre-se!’, em parceria com Cartórios de Registros Civis, Instituto de Identificação, Justiça Federal, Universidades, , Funai, Funtrab e outros órgãos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A iniciativa tem por objetivo erradicar o sub-registro civil de nascimento e garantir o acesso à documentação básica à população socialmente vulnerável, com atenção especial aos povos indígenas, pessoas em situação de rua e pessoas privadas de liberdade ou em medidas de segurança.

Na Capital, o evento acontecerá no Centro Universitário Unigran e contará com serviços da Carreta da Justiça realizando serviços como reconhecimento de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, ações de alimentos, divórcio, emissão de DNA e conversão de união estável em casamento (regime de comunhão parcial de bens). A ação ocorrerá das 8h às 17h.

‘Registre-se!’ no interior

A ação também será estendida ao interior do estado, em 19 comarcas: Amambai, Anastácio, Bandeirantes, Bataguassu, , Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Fátima do Sul, Mundo Novo, Nioaque, , Ponta Porã (Sanga Puitã e Aral Moreira), Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro e Três Lagoas.

Cada uma das comarcas oferecerá serviços adaptados à sua realidade como registro de nascimento tardio, emissão de segunda via de certidões, atendimento jurídico gratuito, documentação indígena e quilombola, casamentos coletivos, alterações de nomes, orientações jurídicas diversas, entre outros.

Em cidades como Caarapó e Mundo Novo, a atuação será ainda mais direcionada à população indígena. Já em Nioaque, haverá oficinas de cidadania e capacitação, enquanto em Coxim e Nova Andradina, o atendimento contará com a solicitação de certidões interestaduais.

Além disso, a ação contará com os serviços das seguintes instituições:

  • Instituto de Identificação (Sejusp): emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
  • Receita Federal: atualização e regularização do CPF.
  • Procon: orientação e atendimento ao consumidor.
  • Sesau: vacinação e atualização da carteira de vacinação e do cartão SUS.
  • : orientação jurídica para procedimentos junto à SEAD/MS e INSS.
  • Funtrab: atendimento ao trabalhador e empregador e orientações sobre Seguro-Desemprego.
  • Funai: atendimentos e orientações sobre documentação civil indígena.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
athletico alan kardec

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

onças onde jorginho foi morto

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

marcha da maconha

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

sergio aguiar jornalista record

Record demite jornalista por ser ‘sofisticado demais’

Últimas Notícias

Esportes

Athletic-MG bate o Operário-PR na Série B com gol no último lance e protagonismo do VAR

Com a vitória, o Athletic encerra sequência de quatro derrotas em jogo que marcou a reestreia de seu estádio

Polícia

Vendedora de poncãs entra em pânico e para de trabalhar após assédio de cliente: ‘jogava as sementes em mim’

Vítima afirma estar transtornada e teme virar estatística. "Vejo um carro do modelo igual o dele e começo a chorar. Ele está acabando com minha vida", desabafa

Esportes

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

Atletas do país disputaram 7 finais neste sábado na República Tcheca

Cotidiano

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

"Russo" tinha 64 anos e atualmente trabalhava como colunista de esportes do site Dourados News