Após conquistar a internet com sua história inusitada, o cão Silveira — mais conhecido como o cão comunitário da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Rio Grande do Sul —, ganhou um novo lar. A notícia foi compartilhada com os fãs do cãozinho no Instagram, nesta quarta-feira (16).
Conforme a publicação, Silveira foi adotado por uma família, já que não era recomendado que continuasse no campus, devido à sua idade avançada. A adoção foi toda aparada pelo projeto Zelo, que presta auxílio aos animais abandonados na instituição.
A adaptação foi custosa no início, segundo o relato da postagem. Mas logo o cão se acostumou com esse “negócio de ser cachorro de família”.
“Mas alto lá: eu estou de trabalho remoto, mas ainda sou pró-reitor! Meus secretaurios e representantes estão me ajudando a manter a ordem na comunidade canina da UFSM”, diverte a legenda da publicação.
História de cão comunitário viralizou na internet
Em maio de 2025, usuários do X no Brasil só falavam de uma coisa: o cão Silveira. Seus vídeos e fotos, feitos por estudantes e servidores que convivem com o animal, ganharam curtidas dos quatro cantos do país.
Figura ilustre e amplamente conhecida no campus, Silveira viveu por cerca de 10 anos pelos prédios da UFSM. O cãozinho tem cerca de 43 quilos e, aproximadamente, 10 anos. Já com idade avançada, Silveira lida com alguns problemas de saúde: artrose, problemas de pele e dificuldades digestivas.
O cãozinho ganhava alimentação especial e atendimentos regulares ao Hospital Veterinário Universitário. Seu carisma no Instagram conquistou milhares de fãs, em todo o Brasil, e ampliou a visibilidade do Projeto Zelo, que cuida dos animais do campus.
Agora, Silveira irá escrever uma nova história em sua vida, cuidado por uma família só sua, em um lugar que pode chamar de lar.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***