Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Cara preta’: juiz é vítima de injúria racial após marcar falta em partida do Estadual Sub-15

Fato ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
Osvaldo Sato -
Incidente foi registrado na súmula da partida (Foto: Reprodução)

Mais um caso de injúria racial foi registrado nos campos de de . Fato que não pode ser normalizado ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em .

A partida foi válida pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-15 e a vítima foi o árbitro Francis da Silva Bandeira, de 35 anos , que foi alvo de ofensas racistas durante a partida.

O incidente ocorreu aos 2 minutos do segundo tempo, quando o árbitro marcou uma falta. Nesse momento, um torcedor do Naviraiense, gritou os seguintes termos: “toma vergonha na sua cara preta, seu safado, bandido”.

Diante das ofensas, o árbitro Francis Bandeira paralisou a partida e acionou o delegado do jogo, Neuri Carvalho, que chamou a Polícia Militar. Antes da chegada da polícia, o ofensor se evadiu do local.

O árbitro registrou a ocorrência na delegacia e também na súmula da partida. A denúncia, conforme o boletim de ocorrência, é de injúria qualificada por raça, cor, etnia ou origem. O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

As partes foram citadas e intimadas para sessão de instrução e julgamento, que será realizada na quarta-feira (27), às 18h30, em Plenário virtual. O público pode acompanhar a sessão ao vivo pelo canal do Youtube da FFMS.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com o Naviraiense e questionou sobre a afiliação do autor com a equipe, pois ele foi identificado na súmula como sendo membro da diretoria. Até o momento desta publicação, não obteve retorno, mas o espaço segue aberto para posicionamento.

Já a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) emitiu nota oficial repudiando o fato.

Nota oficial da FFMS

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) emitiu uma nota oficial repudiando veementemente o ato de injúria racial sofrido pelo árbitro. A nota destaca que o futebol deve ser um espaço de respeito, inclusão e diversidade, e que “ é crime e precisa ser combatido em todas as esferas da sociedade, inclusive dentro do esporte”.

A federação informou que toda a documentação da partida, incluindo a súmula e o relatório do delegado do jogo, será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) para que as medidas cabíveis sejam tomadas com o máximo rigor. A FFMS reafirmou seu compromisso em lutar permanentemente contra o racismo e qualquer forma de preconceito.

Casos recorrentes

Em uma partida do campeonato estadual da Série A de 2025, realizada em março, mais um caso de injúria racial foi registrado nos campos de futebol sul-mato-grossenses.

Segundo denúncia da Procuradoria da Justiça Desportiva de MS, o incidente ocorreu na partida entre Águia Negra e Corumbaense, válida pela primeira fase da competição.

O documento menciona que foram proferidas expressões injuriosas e ofensivas, como “escravo”, “preto” e “macaco“, dirigidas a um jogador durante o seu aquecimento antes do jogo, sendo presenciadas e testemunhadas por um gandula.

Anteriormente, no mesmo mês, a mãe de um atleta denunciou injúrias raciais proferidas por um torcedor durante a partida entre Pantanal e Náutico, válida pelo torneio juvenil MS Cup. As palavras utilizadas incluíam “preto”, “macaco”, além de outros xingamentos de teor racista. Após o tumulto, a partida foi paralisada e a organização do torneio excluiu ambas as equipes da competição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos