Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (9) o convênio para construção do game de realidade virtual da “Todos Enfrentam a Dengue”, desenvolvido por alunos e professores de Mato Grosso do Sul. A elaboração deve levar 10 meses até a disponibilidade online.
Weverton Ramires, presidente da FESPMS (Federação de Esportes Eletrônicos e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), diz que o jogo será inédito, pois os atuais games com o tema dispõe apenas em eliminar o mosquito Aedes aegypti. Neste desenvolvido com o Senac Hub Academy e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o objetivo será de aliar a conscientização com entretenimento educativo.
“Nossa ideia é que lá na frente tenha competições entre escolas com categorias, por exemplo, de menor tempo, de maior pontuação e expandir para várias fases. O objetivo é que possamos entregar para todo o Estado, levar para fora da Capital, principalmente para o interior, levar para as escolas indígenas, comunidades rurais mais afastadas da área urbana. A ideia é usar como uma ferramenta de ensino”, descreve.
Uma das bolsistas no projeto, Gabrieli Henrique de Oliveira, se interessou pelo estágio de técnico em desenvolvimento de jogos. Logo, o professor do curso técnico incentivou a elaboração da ideia.
“Vejo que é uma área de grande visibilidade. É um meio de aprender mais e s“e” dedicar ao estágio. Quando chegou a proposta, em fevereiro, começamos a desenvolver juntos. É uma área nova no mercado. Prevejo que comece a abrir várias portas, e é o início de parcerias e de conhecer pessoas da área que desenvolvam projetos assim”.
10 meses de elaboração
Participam da elaboração do jogo os alunos da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, Vespasiano Martins e Profª Brasilina Ferraz Mantero.
Gabriel Ferreira de Medeiros, um dos professores envolvidos no projeto, explica que a elaboração do jogo envolve desde a programação do desenvolvedor a arte e animação. A partir da fase chamada de ‘pré-incubação’, serão 10 meses de trabalho.
A entrega final está prevista para 7 de fevereiro de 2026. “Cada turma montará um cenário, assim, cada aluno irá contribuir para a construção do jogo até o fim do ensino médio”.
Como jogar
Basicamente, o jogador tem objetivo de eliminar o mosquito da dengue com uma raquete elétrica em locais ideais para a proliferação da dengue, como vasos de plantas, pneus, lixo e vasilhas.
“Temos duas formas de fazer os projetos inovadores aqui no Senac. No ‘Todos Enfrentam a Dengue’ nasce dentro do curso, o que chamamos de projeto integrador. Vamos trabalhando temáticas e analisando se existem dores da sociedade que podemos revolver por meio de projetos. Nesse caso, identificamos o caso da problemática da dengue. Juntando parceiros, a gente entendeu que poderia trabalhar por meio de um jogo educativo a conscientização de alunos”, finaliza a diretora de inovação do Senac, Ana Karina.
