Extremos: Mato Grosso do Sul registra recorde de calor e chuva no mesmo dia

Cidades lideram ranking nacional nas últimas 24h

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempo
Chuvas isoladas não estão descartadas (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Mato Grosso do Sul registrou extremos nas últimas 24h, considerando as temperaturas máximas aferidas e também os índices pluviométricos e a umidade relativa do ar. Com isso, o Estado liderou o ranking de região mais quente, seca e chuvosa do Brasil. O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o Estado ocupa posições na lista pelo terceiro dia consecutivo.

Porto Murtinho, novamente, lidera a listagem, com temperatura de 39,8°C na quarta-feira (8). Também está na lista a cidade de Amambai (37,9°C), Água Clara (37,9°C), Aquidauana (37,4°C), Três Lagoas (37,4°C), Juti (37°C) e Miranda (37°C).

Quanto às menores umidades do ar, Amambai ocupa o segundo lugar da lista do Inmet, com índice de 14%. Outras regiões estão em alerta, com Porto Murtinho (17%), Sete Quedas (18%), Jardim (20%), Juti (21%), Ponta Porã (21%) e Dourados (22%).

Por outro lado, a cidade de Sonora foi a 6ª cidade mais chuvosa do país. O município registrou forte enxurrada, que causou diversos danos estruturais e casas alagadas. A prefeitura decretou estado de emergência por 120 dias.

Vem chuva?

Esta quinta-feira (9) em Mato Grosso do Sul será típica de verão, com sol e chuva. A previsão indica tempo quente e não descarta a possibilidade de tempestades pontuais acompanhadas de raios e ventos.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), esta situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado ao aquecimento diurno. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a formação de instabilidades no Estado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

buraco
Rede estadual