Na próxima segunda-feira (5), Campo Grande recebe a Sala da Mulher Empreendedora. A cerimônia de lançamento é organizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semu (Secretaria-Executiva da Mulher).
O lançamento ocorre às 14 horas no auditório da Semu — na Rua 15 de Novembro, número 1.373. Assim, o projeto apoia mulheres empreendedoras na Capital.
Além disso, incentiva e orienta mulheres que desejam iniciar o próprio negócio. O espaço em parceria com o Sebrae/MS.
“Será voltado exclusivamente ao atendimento de empresárias e potenciais empreendedoras”, explicou a Prefeitura. Assim, o espaço oferece suporte técnico, capacitações e informações estratégicas para negócios liderados por mulheres.
Conforme a Receita Federal, 44% dos microempreendedores individuais (MEIs) de Campo Grande são mulheres. Logo, a maioria atua no setor de serviços, são 62%.
“Esses números demonstram a importância de políticas públicas com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino. Especialmente diante dos desafios relacionados à desigualdade salarial e de oportunidades que ainda persistem no mercado de trabalho”, apontou a administração municipal.
Anúncio da sala
A sala foi anunciada em março de 2025. A criação de oito projetos e iniciativas com o objetivo de ampliar a rede de proteção às mulheres da cidade. O anúncio é uma tentativa de resposta aos casos recentes de feminicídio e violência contra mulher.
Entre as ações estão a ampliação de oportunidades de emprego e capacitação para esse público, a criação de uma ouvidoria na Casa da Mulher Brasileira, assim como um projeto de restauração odontológica para mulheres vítimas de agressões.