Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura anuncia criação de oito projetos na tentativa de ampliar apoio às mulheres

“Não podemos macular o trabalho feito durante os 10 anos (de vida da Casa da Mulher Brasileira)”, disse Adriane Lopes
Liana Feitosa, Thalya Godoy -
Lançamento das ações para as mulheres (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax).

A Prefeitura de anunciou nesta segunda-feira (10) a criação de oito projetos e iniciativas com o objetivo de ampliar a rede de proteção às mulheres da cidade. O anúncio é uma tentativa de resposta aos casos recentes de feminicídio e violência contra mulher.  

Entre as ações estão a ampliação de oportunidades de emprego e capacitação para esse público, a criação de uma ouvidoria na Casa da Mulher Brasileira, assim como um projeto de restauração odontológica para mulheres vítimas de agressões.

Sem detalhar o início de algumas das iniciativas, a prefeita Adriane Lopes aproveitou a oportunidade para destacar a importância da Casa da Mulher Brasileira.

Ela também reforçou o convite para que as mulheres procurem a Casa em situações de necessidade, vendo o espaço como um lugar seguro. 

“Não macular o trabalho feito durante os 10 anos (de existência da Casa da Mulher Brasileira)”, disse Adriane Lopes.

“Foram 10 anos e muitas mulheres tiveram suas vidas resguardadas através de todo o trabalho prestado na Casa. Teve falhas? Teve, mas nós não podemos nos esquecer dos 10 anos em que muitas mulheres foram salvas”, completou a prefeita.

Ainda de acordo com a gestora municipal, a procura por atendimentos dentro da Casa da Mulher aumentou nesses anos, e aponta para a necessidade de investimentos no local.

Prefeita no lançamento das ações (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax).

Conheça os projetos apresentados pela Prefeitura

Ouvidoria da Mulher

Planejada para funcionar na Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, localizada na Rua , no Jardim Imá, a Ouvidoria da Mulher será um canal de atendimento que servirá como oportunidade de registrar reclamações, obter apoio e orientação. 

Segundo a prefeitura, será um “canal aberto a sugestões, elogios, solicitações de providências e outros.”

Mulheres que desejarem utilizar o serviço podem ligar gratuitamente para o número 156, e serão redirecionadas para o setor de ouvidoria.

Sorrindo Pra Vida

Ainda segundo a prefeitura, o programa vai oferecer atendimento odontológico às mulheres vítimas de violência que ficaram com sequelas físicas odontológicas, como a perda de dentes. 

O programa vai funcionar em parceria com universidades e destinará 60 mulheres por semana para atendimento, com prioridade às mulheres vítimas de violência. Outras mulheres poderão se beneficiar do programa caso sobrem vagas. 

Ainda não foram fornecidos detalhes sobre o funcionamento deste programa, quando ele começará a operar e de que forma as mulheres poderão se candidatar às vagas.

Outros projetos

  • Emprega Mulher: com abertura de um polo da (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) na sede da Semu (Subsecretaria de Políticas para a Mulher) com um servidor treinado para cadastramento e realizar o encaminhamento.
  • Escola de Capacitação para Mulheres: com a criação da Escola de Capacitação para Mulheres, cursos a distância (EAD) e presenciais serão oferecidos em diferentes segmentos para que mulheres tenham desenvolvimento profissional e independência financeira. Para a execução do projeto, R$ 580 mil serão investidos numa parceria com a iniciativa privada e o poder público. Ao todo, serão disponibilizadas 5.500 vagas.
  • Mulheres Inclusivas: esse projeto vai oferecer curso de Libras para mulheres com o objetivo de possibilitar a comunicação entre ouvintes e surdos, ministrado pelo primeiro assistente social surdo de Campo Grande, e terceiro do Brasil, Samuel.
  • Mulheres Conectadas: o projeto quer promover debates por meio de um podcast, chamado Dando Voz a Elas, com o objetivo de dar voz e valorizar mulheres. O programa também abordará oportunidades e ações da Semu pelo YouTube.
  • Empreenda Bem Mulher: curso com duração de 3 semanas com o objetivo de auxiliar mulheres no empreendedorismo por meio de orientação e capacitação. Previsão de início da primeira turma: 26 de março.
  • Sala da Mulher Empreendedora: de acordo com a prefeitura, o espaço será implantado em uma parceria do Semu com o Sebrae MS.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat de Campo Grande

De jardineiro a vendedor, Funsat oferece 2 mil vagas nesta quarta-feira

Precisa de médico? Confira a escala médica de unidades de saúde em Campo Grande

nelsinho trad

Nelsinho Trad comemora retirada de secretários sul-mato-grossenses de Israel

Com manhã gelada, máxima deve alcançar 31°C em MS nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

Últimas Notícias

Polícia

Assassinado com tiro na cabeça havia sido solto há 10 dias após furto em MS

Autor do crime é procurado

Esportes

Onde assistir: Real Madrid, Manchester City e Juventus estreiam na Copa do Mundo de Clubes

Além dos europeus, times brasileiros jogam pelo Brasileirão Feminino

Cotidiano

Programe-se: saiba o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi em Campo Grande

Feriado nacional de Corpus Christi altera o expediente de estabelecimentos na quinta-feira (16)

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de junho nesta quarta-feira

Recebe Bolsa Família? Então fique atento porque o pagamento de junho já começou. Beneficiários com NIS final 3 recebem a parcela de junho nesta quarta-feira (18). Em Mato Grosso do Sul, cerca de 201.654 mil famílias recebem o benefício. O Bolsa Família paga R$ 600 no mínimo, mas alguns públicos podem receber mais. Famílias com crianças de até … Continued