Viu algum crime eleitoral? Saiba como denunciar irregularidades

Mais de 20 ocorrências envolvendo crime eleitoral foram registradas em Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Irregularidades eleitorais neste primeiro turno das eleições municipais podem ser denunciadas por meio do aplicativo Pardal. Também é possível denunciar pelo site.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A ferramenta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite que eleitores denunciem infrações, como compra de votos, uso indevido de recursos públicos e propaganda irregular, diretamente pela internet.

O Pardal estará ativo durante todo o período eleitoral, inclusive neste 6 de outubro. Ele pode ser acessado em dispositivos móveis ou pelo site oficial do TSE, permitindo que qualquer cidadão colabore para garantir a lisura do processo eleitoral.

Conforme o Tribunal, com a ferramenta, os eleitores têm um papel importante na fiscalização das eleições, podendo enviar fotos, vídeos e outros materiais como evidências das infrações. Após o envio, as denúncias são encaminhadas para análise das autoridades competentes.

Baixe o aplicativo 

O Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play

O que pode e o que não pode ser feito no dia? 

No domingo de eleição, é permitido ao eleitor manifestar sua preferência por candidato, partido ou federação, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa, por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. 

A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é proibida. Da mesma forma, é vedada a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, o aliciamento e a utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas e o derrame de santinhos.  

É considerado crime, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; a divulgação de propaganda de partido ou candidato; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente. 

Mais de 20 ocorrências

A votação nas eleições municiais seguem ocorrendo em Mato Grosso do Sul e, conforme o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), há 21 ocorrências registradas, entre compra de votos a morte a esclarecer. Os dados são de sábado (5) até ao meio-dia deste domingo (6).

O plantão policial, conforme dados da Sejusp-MS, indica ocorrências em 14 cidades. Campo Grande aparece com uma ocorrência de mau súbito/atendimento pré-hospitalar.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

Conteúdos relacionados

Rua 14 de julho