A nuvem de poeira que antecedeu a chuva forte em diversas cidades de Mato Grosso do Sul virou a sensação meteorológica da tarde desta quinta-feira (21). Com a chegada do outono, a previsão indicou a passagem de uma frente fria que chegou ao Estado nesta tarde.

A ventania atingiu diversas cidades, principalmente na região sul de MS, que foi porta de entrada para o fenômeno meteorológico. O vendaval que passou dos 80 km/h em algumas cidades deixou um rastro de destruição como destelhamento, árvores caídas e falta de energia.

Entretanto, pela magnitude da formação de nuvens nos céus, moradores sacaram os celulares e apontaram aos céus para registrar as imagens. Isso antes que a ventania chegasse e fosse impossível ficar desprotegido por conta da poeira.

chuva
Nuvem encobriu o céu de Campo Grande (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Vale ressaltar que depois do calorão, MS tem quatro alertas para tempestades nesta quinta. O mais grave, de grande perigo para tempestades, é válido até as 20h e atinge 38 cidades do Estado na região sul.

Nessas cidades, está previsto chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Mas ainda há outros dois alertas de tempestades para Mato Grosso do Sul, válidos até sexta-feira (22).

A nuvem de poeira e ventania avassaladora atingiu Ponta Porã, Dourados, Bela Vista, Amambai, Iguatemi, Aral Moreira, Naviraí, Campo Grande, Sidrolândia e Eldorado.

O Jornal Midiamax recebeu diversos registros de leitores em vários municípios conforme a frente fria ia tomando o Estado – sempre precedida pelos ventos.

Confira:

Ventania

De acordo com monitoramento do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), Iguatemi registrou rajada de vento de 100 km/h – mais de 10 km/h a mais que o segundo maior registro: 87,5 km/h em Aral Moreira. Já o vento em Laguna Carapã atingiu os 80 km/h e Dourados 79,2 km/h.

Em Ponta Porã, o vento atingiu rajadas de 63 km/h, mas foi suficiente para derrubar uma árvore em cima de um motociclista que passava pela Avenida Brasil, bem na fronteira com Pedro Juan Caballero.

Plano de contingência

Chuva com rajadas intensas de vento que atinge grande parte da região sul de Mato Grosso do Sul fez a Energisa acionar o plano de contingência e reforçar o número de equipes para normalizar o fornecimento de energia nas cidades atingidas.

A empresa ressalta que nessas situações de temporais, quando objetos atingem a fiação, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao caírem ao solo, podem estar energizados. A orientação é não se aproximar e acionar a concessionária.

chuva
Chuva veio acompanhada da nuvem de poeira em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Campo Grande

Depois de percorrer o sul do Estado, a chuvarada chegou em Campo Grande trazendo também a nuvem de poeira. O tempo fechou no final da tarde com a ventania vista em outras regiões de MS e a chuva cai na Capital.

Câmeras de monitoramento flagraram a mudança rápida nos céus de Campo Grande. O céu aberto com nuvens espaçadas deu lugar a uma única nuvem massiva de chuva.

Confira: