Sensação nos Estados Unidos. Com o serviço de carros autônomos da Waymo, subsidiária do Google, os americanos criaram uma novidade. Embora haja muitas críticas, pessoas de todo o mundo estão fascinadas por Los Angeles e companhia porque a história está sendo escrita lá. Ficção? De jeito nenhum! Se você estiver procurando um táxi, não precisará mais procurar o carro amarelo. Um veículo sem motorista da Waymo levará as pessoas para casa. 

Um projeto do Google: o desenvolvimento da Waymo 

A empresa norte-americana Waymo foi originalmente desenvolvida pela Alphabet (Google), mas está operando como uma empresa independente desde 2016. Os primeiros testes com opções de direção autônoma foram realizados em Phoenix já em 2017, com os primeiros robô-táxis circulando nas ruas de Phoenix em 2018. Os clientes podem usar um aplicativo para pedir o táxi Waymo One e serem transportados de A a B. 

A empresa está se concentrando no crescimento, e o Arizona e São Francisco agora também estão conectados à rede. Embora possa demorar algum tempo até que os passageiros possam ser levados para casa por um robô-táxi depois de uma noitada em Las Vegas, os planos para uma maior expansão já estão em andamento. 

De acordo com a notícia, os robô-táxis da Waymo também estão prontos para conquistar as ruas de Los Angeles e Austin. Um futuro que poderia dar aos típicos táxis amarelos uma séria concorrência!.

Tecnologia de veículos de última geração: a frota da Waymo na estrada 

A segurança é a máxima mais importante quando se trata de direção autônoma nas estradas dos EUA. A frota da Waymo consiste em veículos especialmente equipados, muitos dos quais foram convertidos de carros de passeio padrão. 

Por exemplo, a minivan Chrysler Pacifica Hybrid. Ela precisa de uma grande quantidade de sensores para detecção de luz e distância, radar e câmeras com visão de 360 °C e detecção de obstáculos para garantir a segurança dos passageiros. O principal componente da tecnologia da Waymo é o sistema de direção autônoma. 

Ele usa dados coletados por sensores para navegar com segurança pelo tráfego. O sistema é baseado em algoritmos avançados, aprendizado de máquina e mapeamento preciso do ambiente de direção. Essa é a única maneira pela qual os veículos podem tomar decisões em tempo real sobre como seguir em frente. 

Dirigindo de forma autônoma em Los Angeles: como a Waymo está mudando as estradas americanas 

Em janeiro de 2023, a Waymo anunciou que seus veículos autônomos já haviam percorrido um milhão de milhas sem um motorista ao volante. Isso pode não parecer muito, mas, na prática, é o equivalente a 40 circunavegações da Terra. 

Embora a Waymo não esteja sozinha nas estradas americanas – o Cruise já alcançou esse marco – seus esforços de expansão são significativos. A expansão da rede foi anunciada e ocorreu inicialmente em Los Angeles. 

Um fato interessante: embora a Cruise e a Waymo tenham percorrido quilômetros semelhantes, a antiga subsidiária do Google está à frente. Todos os dados de segurança foram liberados publicamente para inspeção. Os resultados positivos são refletidos em apenas dois acidentes que ocorreram durante todas as viagens. 

Além disso, houve 18 incidentes de contato, cerca de 50% dos quais não foram causados pelo veículo autônomo, mas por motoristas humanos. É possível fazer viagens em Los Angeles, do centro da cidade até Santa Monica, e a lista de espera ainda é longa. As pessoas estão interessadas e a demanda é alta. 

O Waymo One Tour com grande interesse em Los Angeles 

O Waymo One Tour foi lançado em Los Angeles em outubro de 2023. Moradores e visitantes tiveram a oportunidade de reservar ingressos de acesso antecipado para um passeio autônomo pelos bairros mais importantes de LA. 

O ponto de partida foi Santa Monica Beach, com paradas em vários pontos ao longo do caminho. Devido à alta demanda, a lista de espera foi ativada. Se você quiser fazer um cruzeiro sem motorista por Los Angeles, siga as etapas abaixo: 

  • Registre-se na lista de espera: O download gratuito do aplicativo Waymo One é necessário para que os passageiros da LA possam se registrar na cobiçada lista de espera. Os passageiros precisam de uma conta, que pode ser criada gratuitamente. 
  • Definição do destino: antes de reservar uma viagem, os passageiros inserem seu ponto de partida e destino. Assim que um veículo Waymo estiver disponível, um código de convite será enviado. 
  • Viagem: o veículo chega ao local desejado no horário especificado e quatro passageiros podem viajar com ele. A porta só pode ser aberta por meio do aplicativo, evitando que pessoas não autorizadas acessem o carro. 
  • Início: a viagem pode ser iniciada por meio do visor interativo e a tela do passageiro mostra o ponto de vista do motorista da Waymo em tempo real. Isso também mostra qual rota está planejada e como a viagem prosseguirá. 

Dica: se não quiser esperar semanas em Los Angeles, você pode pegar uma carona direto em Phoenix. Como o sistema não é mais “tão novo” aqui, solicitar um veículo Waymo é quase tão fácil quanto solicitar um Uber. 

Segurança nas estradas: a empresa irmã do Google, Waymo, marca pontos 

Com sua frota de veículos autônomos em constante crescimento, a Waymo está mudando o cenário do trânsito nas principais cidades americanas. Os últimos números publicados no final de 2023 pintam um quadro positivo do sistema de direção autônoma. De acordo com a própria Waymo, seus próprios carros são mais seguros do que um veículo dirigido por humanos, embora os acidentes nunca possam ser completamente descartados. 

Em outubro de 2023, a Waymo afirma ter percorrido mais de 7,1 milhões de milhas nos EUA, com o número de incidentes e acidentes bem abaixo dos números médios do tráfego rodoviário. Se as estatísticas fornecidas forem verdadeiras, os motoristas da Waymo reduziram a taxa de acidentes em cerca de 85%. 

No geral, diz-se que houve apenas 0,41 acidentes fatais ou graves por milhão de milhas. Isso se compara a um número de 2,78 acidentes com veículos dirigidos por humanos. Os incidentes relatados pela polícia também foram reduzidos significativamente, com um número total 57% menor do que o registrado para motoristas humanos. 

Os motoristas da Waymo produzem uma média de 2,1 incidentes por milhão de milhas, enquanto os humanos produzem 4,85 incidentes na mesma distância. Isso não inclui os acidentes mencionados acima envolvendo veículos da Waymo, que não são culpa do sistema de direção autônoma. 

Conclusão

Apesar de muitas críticas, a Waymo já conseguiu se estabelecer nas metrópoles dos EUA. Em Phoenix, os robôs-táxis passam pelo bairro completamente despercebido; eles não são mais uma característica especial aqui. A própria empresa está se concentrando na transparência e na abertura para aumentar a aceitação. 

A expansão planejada deve significar que, no futuro, pessoas de todos os lugares terão a oportunidade de serem transportadas por um veículo autônomo. Pode-se presumir que outros países há muito tempo estão olhando para São Francisco e similares em um esforço para imitá-los.