Os servidores estaduais aposentados e pensionistas protestam novamente na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (26), em busca da isenção da alíquota de 14% descontada pelo MSPrev. O governo do Estado encaminha na quarta-feira (27) nova proposta à Casa.

Irredutível sobre o fim do desconto, o governo quer conceder abonos ao invés de eliminar a alíquota para quem recebe até cinco salários mínimos, como pedem os aposentados e os deputados, por conta do rombo na previdência estadual, que passa os R$ 11 bilhões.

No entanto, os servidores pressionam os deputados a não aceitarem a proposta e pedem isenção também para quem comprove ter comorbidades.

Alíquota de 14%

No início do ano legislativo da Casa, em 5 de fevereiro, governador Eduardo Riedel (PSDB) admitiu que a alíquota de 14% para servidores estaduais aposentados e pensionistas poderia ter alteração.

Na semana passada, a Alems recusou a proposta apresentada pelo Governo sobre o desconto de 14% na folha de pagamento referente à Previdência Social. O plano era que os aposentados e pensionistas que recebem dois salários mínimos recebessem um abono de R$ 300, mas a sugestão foi negada e uma contraproposta foi enviada para apreciação do executivo.

Segundo o deputado estadual Pedro Kemp (PT), a proposta do Governo contemplaria 4 mil servidores, número que consideraram insuficiente para atender ao pedido dos servidores inativos. 

O parlamentar afirmou que a Alems apresentou uma contraproposta para o executivo estadual que deve contemplar até 11 mil trabalhadores, com isenção para quem recebe até cinco salários mínimos.