Fundada em agosto de 1998, a Cavalaria da PMMS, completa nesta quinta-feira (1°) 26 anos. O setor é subordinado ao CPE (Comando de Policiamento Especializado) e desenvolve atividades de policiamento montado no Estado.

Segundo a equipe, há várias vantagens no policiamento montado, como, por exemplo, uma maior eficiência na atuação, especialmente onde há aglomeração de pessoas, como ostensividade, efeito psicológico, poder persuasivo, eficácia na prevenção, mobilidade, flexibilidade, economia de recursos humanos e materiais e, por fim, aumento da visibilidade. 

Por isso a missão principal é atuar em ações que envolvam grande concentração de público, em apoio em operações de controle de distúrbios civis e no emprego em atividades culturais e desportivas, visando preservar a ordem pública.

Porém, há ainda atividades de policiamento ostensivo, preventivo, equiterapia, além da unidade-escola em equitação infantil.

Vale lembrar que para trabalhar no Esquadrão Montado, o policial tem que possar por um curso de especialização em policiamento montado, de duração aproximada de 2 meses.

Segundo o Tenente Coronel Jidevaldo Souza Lima, comandante da Cavalaria, a equipe tem focado na atuação mais próxima da população, mantendo a segurança em eventos de lazer ou com visitas em escolas, e instituições de apoio, como a AACC, o Asilo São João Bosco e Cotolengo, onde o contato com os cavalos e policiais proporcionam momentos de descontração e conhecimento, criando laços de afeto e respeito mútuo.

(Divulgação)