Postagem nas redes sociais assustou tutores de animais de Campo Grande que não dispõe de muitos recursos públicos para tratamentos. Foto da entrada do Hovet-UFMS (Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) destaca aviso, na recepção, informando que não serão mais realizados atendimentos com base no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal) ou por NIS (Número de Inscrição Social).

A suspensão dos atendimentos tem relação com convênio firmado com a Prefeitura de Campo Grande. Dessa forma, este teria resultado no aumento de vagas para atendimento gratuito à população.

“Estou passando aqui pra evitar que alguém venha a perder tempo… o hospital veterinário da UFMS não está mais atendendo pelo CadÚnico. E a partir de agora, as consultas custarão 100 reais”, postou uma integrante de grupo voltado a resgates de animais em Campo Grande.

A medida segue o previsto na resolução 678-CAS/Famez/UFMS, que trata de códigos de desconto para atendimento no Hovet. Assim, o dispositivo dispõe sobre atendimentos particulares e a possibilidade de descontos de até 100% para atendimentos a projetos institucionais, em aulas práticas ou situações de interesse didático. O retorno seria sem custos em até 15 dias. As informações constam no comunicado fixado na entrada do hospital.

Porém, entre internautas, há reclamações sobre o suposto valor de R$ 100 cobrado em atendimentos particulares, que seriam mais caros do que em algumas clínicas em bairros.

Hospital Veterinário direcionou demanda para a Subea

Procurada pela reportagem do Jornal Midiamax, a assessoria da UFMS informou que a universidade firmou convênio “inédito e inovador” com a Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Campo Grande, para atendimento em várias especialidades.

“Assim, o atendimento do Hospital Veterinário da UFMS para a população com restrições financeiras do município de Campo Grande está sendo realizado pelo Convênio da Prefeitura de Campo Grande, e agora aumentou o atendimento e serviços de forma totalmente gratuita para a população em vulnerabilidade”, destacou a nota.

Além disso, a assessoria reforçou que professores, em horário de aula prática, podem oferecer descontos de até 100% em outras demandas da UFMS e cadastros de animais.

“Ressaltamos que o Hospital Veterinário da UFMS possui uma tabela de preço social, que é muito abaixo do valor de mercado e que ele não é subsidiado por nenhum órgão, dependendo exclusivamente de arrecadação própria e de projetos institucionais com entidades parceiras”, complementou a entidade.

O convênio entre o Hovet e a prefeitura se tornou público em 2023. O foco, sobretudo, estava em atendimentos clínico, cirúrgico, emergencial e laboratorial de pequenos animais encaminhados pela Subea. Por fim, ele incluía exames de diagnóstico e internação 24 horas para a comunidade carente.