A atriz, Juliana Paes, protagonizou um comercial para a companhia aérea Virgin Atlantic e recebeu diversas críticas sobre o conteúdo do vídeo. A propaganda anuncia voos entre Londres e São Paulo, e nela a atriz se transforma de comissária de bordo a passista de escola de samba, levantando críticas sobre reforço de estereótipos do Brasil.
Além de conter vários clichês sobre os brasileiros, o comercial faz referência ao samba, maracas e lantejoulas, aproximando-se mais do Rio de Janeiro, do que da cidade de São Paulo, destino final do voo. “Essa campanha é puro estereótipo”, diz alguns comentários.
New city, new country, new continent 🇧🇷
We’re so excited to be flying to São Paulo, Brazil. Home of samba, caipirinhas, beaches, beautiful natural wonders and rich architectural history. The first flights take off 13 May 2024 and go on sale in August. Viva! pic.twitter.com/dGOot4WvKf— virginatlantic (@VirginAtlantic) June 5, 2023
No Twitter, a atriz foi questionada sobre a decisão de participar do comercial. Uma seguidora comentou: “Juliana, mulher?! Que desespero foi esse?”. A atriz respondeu ao comentário afirmando que a gravação foi na pandemia, e não esperava por esse resultado.
“Foi feito há tanto tempo, antes da pandemia! A gravação foi superdivertida, o roteiro era uma comédia. Mas o tempo passou, a edição não ajudou… e bem, fazer o quê?! Só resta rir mesmo”, explica.