Goiânia: uma cidade verde com uma variedade de redes hoteleiras para relaxar

O Brasil é um país imenso e realmente lindo. Em todo o seu território esconde paisagens e lugares para todos os gostos. Desde seus 7 mil quilômetros de praias até as profundezas da floresta amazônica, outras atrações naturais como morros, montanhas e cachoeiras podem ser apreciadas. Mas a beleza do Brasil não está apenas em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem: Reprodução

O Brasil é um país imenso e realmente lindo. Em todo o seu território esconde paisagens e lugares para todos os gostos. Desde seus 7 mil quilômetros de praias até as profundezas da floresta amazônica, outras atrações naturais como morros, montanhas e cachoeiras podem ser apreciadas.

Mas a beleza do Brasil não está apenas em seu entorno natural. Muitas das suas cidades são também bonitas e interessantes. Além da histórica Salvador, o cativante Rio de Janeiro e o mar de concreto e pessoas que é São Paulo, há também a capital Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 

Mas estas não são as únicas metrópoles do Brasil. Há mais. Muito mais. Uma delas é Goiânia, a capital do estado de Goiás, que tem uma população de 1,5 milhões de habitantes e uma superfície de 739,5 km². É também uma cidade planejada: sua pedra fundamental foi colocada no ano de 1933 e foi inaugurada em 1935.

Embora originalmente se destinasse a abrigar 50 mil pessoas, teve um rápido crescimento e em 1960 já tinha 150 mil habitantes e em 1980, 900 mil. Parte deste aumento estava ligado à construção de Brasília, localizada a pouco mais de 200 quilômetros de distância.

Neste artigo, convidamos você a conhecer um pouco sobre esta cidade brasileira que não costuma ser um dos principais destinos turísticos, mas que tem várias atrações. Iremos orientar você para que possa escolher o que fazer e em que hotel em Goiânia se hospedar, pois este canto do Brasil está esperando por você.

imagem: reprodução

O fascinante do planejamento

As cidades planejadas são sempre atraentes e têm certos benefícios para o fluxo da vida diária. Goiânia, que antecede Brasília e é um símbolo da arquitetura urbanística do país, não é exceção.  

Localizada perto do rio Meia Ponte, esta cidade possui grandes edifícios e parques para atividades recreativas. Na parte norte da cidade fica a área industrial, no centro estão os edifícios do governo e ao sul o setor residencial.

Olhando de cima para o mapa de Goiânia (um desenho com artérias diagonais e curvas), pode-se ver que muitas ruas são concêntricas em direção ao setor da Praça Cívica, localizada no centro da cidade, como se fosse um núcleo de atração.

O ar fornecido pelas árvores

A cidade de Goiânia está cheia de árvores, e por isso é considerada a capital verde do Brasil. De fato, tem mais de 900 mil árvores na via pública, tornando-a a cidade com o maior número de árvores por habitante do país (há 0,79 exemplares para cada pessoa). Este grande número de árvores serve como um alívio em uma metrópole onde as temperaturas tendem a ser quentes o ano todo.

Parte deste mapa de vegetação é formada por parques e florestas, que são uma das grandes atrações desta cidade planejada. No total, 32 espaços se enquadram nestas categorias. Um dos mais belos é o Parque Flamboyant. É uma área de 125 mil metros quadrados, localizada perto do estádio da Serra Dourada.

Este belo parque tem uma atração especial porque é cercado por grandes edifícios. Quando você passeia pela área, sente-se como se estivesse no jardim da cidade. Além disso, há dois lagos, trilhas para caminhada e ciclismo e parquinhos para crianças. O local é o lar de buritis e outras plantas nativas.

O centro da cidade

Mas o Flamboyant não é o único espaço para respirar na cidade. Um que fica no centro da cidade é o Bosque dos Buritis, que também tem lagos onde é possível, observar patos e tartarugas. Este pulmão verde está localizado em uma área de prédios públicos e hotel em Goiânia. Aqui você também pode andar por diferentes trilhas.

Se você estiver neste setor da cidade não deve deixar de conhecer a Praça Cívica onde encontrará vários monumentos relacionados com a história de Goiânia. Entre eles está o Monumento às Três Raças, uma escultura de sete metros de altura que simboliza a elevação da pedra fundamental da cidade. Há também belos prédios governamentais nos arredores. 

O Museu Goiano Zoroastro Artiaga também se encontra nas proximidades. Entre outras coisas, este espaço possui diversos materiais arqueológicos de diferentes estágios que mostram as transformações do território do estado de Goiás.

O selo Niemeyer

Quando se trata de arquitetura, Goiânia abriga o centro cultural Oscar Niemeyer, projetado pelo próprio arquiteto e localizado em uma esplanada de concreto na periferia da cidade.

Ele cobre uma área de 26 mil metros quadrados e funciona como uma praça pública. Diversas apresentações são realizadas ali. No complexo há quatro edifícios com formas geométricas puras: um retângulo (a biblioteca pública), um cilindro (onde está localizado o Museu de Arte Contemporânea), uma meia-esfera (que é o Palácio da Música) e uma pirâmide (o monumento aos Direitos Humanos). 

Em termos de arquitetura, esta metrópole brasileira também possui interessantes edifícios Art Deco. Se você é especialista no assunto ou se gosta apenas de apreciar belos edifícios, Goiânia é um destino muito interessante. Por outro lado, se você gosta de arte urbana, nesta cidade você poderá contemplar uma infinidade de pinturas em muros.

Onde ficar

Em relação às hospedagens, Goiânia dispõe de uma grande variedade de hotéis de preços e comodidades diversos. Entre as opções de cinco estrelas, há quatro. Estacionamento, piscina, serviço de spa e playgrounds são algumas das amenidades que você pode encontrar nesses hotéis. Estamos falando, por exemplo, do Castro’s Park Hotel ou do Sobre Clarion Goiânia Orion. 

imagem: reprodução

Há pelo menos 25 hotéis quatro estrelas na faixa das quatro estrelas. Há, por exemplo, o Sobre SJ Premium Hotels By Atlantica, que tem uma grande piscina, ginásio, restaurante e sala de reuniões; e também o K Hotel, com serviço de sauna. 

Há também muitas hospedagens de três estrelas com serviços realmente bons por preços mais acessíveis. Entre elas está uma da rede de hotéis Holiday Inn que possui piscina, estacionamento com manobrista e academia de ginástica. Possui também adaptações para pessoas com mobilidade reduzida.

Conheça este lugar incrível

Depois de se informar com esta guia completa, já poderá visitar esta cidade planejada há quase cem anos: você já tem uma ideia de quais lugares visitar e em quais hotéis pode descansar.  

Goiânia aguarda a sua visita para conhecer esta fantástica capital verde do Brasil.

Esta é uma página de autoria de SITES DE NICHO LUCRATIVOS e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX

Conteúdos relacionados