Fastback Abarth: O que esperar do novo esportivo da Fiat que vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos
Versão ‘envenenada’ custa R$ 160 mil e tem interior de SUV premium
Gabriel Maymone –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fiat anunciou a versão ‘envenenada’ – marca das versões esportivas da montadora – do seu SUV Fastback que chega com nome de Abarth em uma versão superesportiva com motor Turbo e que vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Ela chega com preço de R$ 159.990.
Diferente das versões iniciais, o Fastback Abarth recebeu melhorias para poder ser chamado de esportivo premium. Para isso, ganhou suspensão mais esportiva, novos pneus mais largos para maior aderência, além de controles eletrônicos com ajustes esportivos.
Para fazer jus ao ‘envenenamento’, a versão ganhou o modo ‘poison’ – veneno em inglês – que oferece calibração de motor e câmbio com entrega mais rápida de torque e potência.
Outro ponto positivo é que para ‘encaixar’ a versão esportiva no mercado, a Stellantis reduziu em R$ 8 mil o preço da versão limited do Fastback. Confira a nova tabela de preços:
- Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
- Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
- Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
- Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
- Fastback Abarth: R$ 159.990,00
Para se encaixar na categoria esportivo premium, o modelo traz uma gama de equipamentos como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e central multimídia de 10.1 polegadas com conectividade a bordo.
O que esperar do motor do Fastback Abarth?
Como é de se imaginar, o ponto alto do Fastback Abarth é sua performance. Equipado com o motor de maior potência e torque da categoria – 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) e 270Nm, o modelo traz sob o capô o propulsor Turbo 270. Já quando o assunto é aceleração, ele também faz bonito e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.
O câmbio também foi ajustado para entregar trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.
Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante. As suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.
Leia aqui mais notícias de veículos no Jornal Midiamax
Comparado com o Novo Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison – acionado por um botão vermelho no volante -, com resposta rápida e envenenada.
Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
Detalhes sport por fora
Detalhes em vermelho já dão o tom de esportividade no modelo, presentes nas rodas e asa dianteira. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth são uma marca registrada e não poderiam faltar também. Assim, estão na lateral e na dianteira do carro.
O Fastback Abarth traz dupla saída de escapamento e o aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica. O teto sempre pintado na cor preta e rodas de 18 polegadas dão o ar de premium que a Fiat promete.
Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.
O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.
Esportivo ou SUV por dentro?
Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono. O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte.
Detalhe é que por dentro e fora do veículo é possível encontrar 13 escorpiões, que fazem lembrar da característica ‘envenenada’ do Fastback Abarth.
Equipamentos
O esportivo traz plataforma de conectividade com mais de 30 funcionalidades. Também conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite que o motorista troque de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução.
Já o cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O Novo Fastback Abarth traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.
O novo SUV da Abarth também possui recursos de segurança, como os ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.
Além disso, o carro conta com o ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.
O Novo Fastback Abarth conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.
O Fastback Abarth já começou a ser vendido e pode ser testado nas concessionárias do país.
Veja AQUI a ficha técnica completa do Fastback Abarth
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.