BRICS+ Fashion Summit: Designers da América do Sul Mostram sua Coleção no Evento

O BRICS+ Fashion Summit, realizado em Moscou no início de dezembro, firmou-se como um dos maiores eventos internacionais da moda. Logrando imenso êxito em demonstrar diversidade, tendo reunido especialistas em moda de mais de 60 países, entre eles representantes da América do Sul.  Além do espaço para representação, o evento também contou com programas educativos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O BRICS+ Fashion Summit, realizado em Moscou no início de dezembro, firmou-se como um dos maiores eventos internacionais da moda. Logrando imenso êxito em demonstrar diversidade, tendo reunido especialistas em moda de mais de 60 países, entre eles representantes da América do Sul. 

Além do espaço para representação, o evento também contou com programas educativos sobre moda, com mais de 200 palestrantes de todo o mundo. Temáticas relevantes foram abordadas, como a necessidade de uma cooperação global. O evento contou com nomes de peso na indústria da moda, como Pablo Tome, fundador e diretor do Fashion Week Paraguai, a renomada especialista Olivia Merquior, co-fundadora do Immersive Fashion Week do Brasil, além do designer brasileiro, Lucas Leão, que levou sua perspectiva única para a passarela.

Diversidade Representativa

Além dos aguardados representantes da América do Sul, o evento obteve sucesso em reunir especialistas em moda de mais de 60 países, como representantes da Europa, Ásia, Médio Oriente, África, Sudeste Asiático e muitos outros.

Entre os presentes, estavam criadores de conteúdo, palestrantes, designers, fundadores da semana de moda, dirigentes de associações e demais representantes. Todos com o intuito de compartilhar seu conhecimento e aprenderem novas práticas de moda. 

O programa Business contou com 40 sessões de palestras, apresentando mais de 200 palestrantes. Além das palestras, o BRICS+ Fashion Summit contou por 5 dias, com um showroom na Parking Gallery em Zaryadye, apresentando 130 marcas e designers de todo o mundo, o qual atraiu compradores da China, Índia, Rússia e outros países.

Último Lançamento

Outro destaque ficou a cargo dos desfiles apresentados. Com designers de mais de 12 países diferentes, tendo como pano de fundo edifícios históricos de Moscou, os especialistas deram um show de criatividade e demonstraram toda a sua herança cultural e visão artística.

O desfile de encerramento, que fechou o evento com chave de ouro, ficou a cargo do designer Lucas Leão. Conhecido por manipular habilmente formas geométricas, Lucas, não decepcionou seu público, apresentando modelos atuais e minimalistas, com cores branca e pastel dominando os figurinos.

O designer é um dos mestres em tecer peças que parecem simples à primeira vista, mas que ganham vida assim que as modelos começam a desfilar na passarela. Seus modelos deixaram todos intrigados em como uma peça que parece tão simples, pode ser tão fabulosa.

Os tops modelos apresentados foram o destaque da sessão, mas o vestido final roubou a cena, assim como esperado, pois desafiava todos os aspectos da moda “tradicional”. Lucas encerrou o evento vestindo homens e mulheres com todos os tipos de formas escultóricas, demonstrando uma verdadeira obra de arte.

Representantes da América do Sul

Questionada sobre o que os principais interventores da moda precisam fazer para tornar a cooperação entre os países mais global, Olivia Merquior, definiu: “Precisamos nos concentrar em uma abordagem multifacetada que incentive a colaboração e aproveite a tecnologia. A criação de plataformas digitais para uma comunicação contínua e o compartilhamento de recursos é essencial. Estas plataformas podem acolher showrooms virtuais, ferramentas de gestão da cadeia de abastecimento e fóruns de intercâmbio cultural.” Olivia é uma das mais proeminentes especialistas em experiência cultural e tecnológica do Brasil, colaboradora chave de publicações conceituadas como Vogue e Wired. 

Sobre a concepção do BRICS+ Fashion Summit, Francieli Vargas Hess, estilista e consultora de negócios, afirmou: “Acho muito interessante e dinâmico. Então, nos envolvemos com diferentes pessoas de diferentes origens e como estávamos falando aqui agora, a colaboração é muito importante na moda. Assim, quando conversamos com pessoas de diferentes áreas da indústria da moda, aprendemos muitas novas perspectivas sobre a moda, sobre como atrair os consumidores e como atrair a mídia.”

Já para Pablo Tome, empreendedor com mais de 30 anos de experiência no setor, e conhecido por fundar a Asunción Fashion Week em 2003, eventos como o Summit são muito importantes para a educação: “Eles são importantes porque a educação também é muito importante”.

A importância de eventos como o BRICS+ Fashion Summit é unânime entre os convidados e todos aguardam ansiosamente por novos eventos deste tipo.

Conteúdos relacionados

tempo