Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Motoristas perdem prazos do exame toxicológico devido à falta de informação

Condutores que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) C, D e E (vans, caminhões e ônibus) devem ficar atentos aos prazos para realizar o exame toxicológico. Afinal, o atraso pode resultar em multa e suspensão de três meses do direito de dirigir. Desde abril de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito estabelece um calendário com … Continued
Conteúdo de Marca -

Condutores que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) C, D e E (vans, caminhões e ônibus) devem ficar atentos aos prazos para realizar o exame toxicológico. Afinal, o atraso pode resultar em e de três meses do direito de dirigir. Desde abril de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito estabelece um calendário com a data de vencimento da CNH e os prazos de realização do exame para cada um deles. Por exemplo, condutores que têm a carteira de habilitação com vencimento a partir de maio de 2024, o teste deve ser repetido a cada dois e meio. As autoridades de trânsito já estão em e os atrasos já estão sujeitos a multas automáticas.

“Então, fica o alerta aos motoristas: todo mundo deve estar em dia com o exame toxicológico. Além de regularizar sua situação perante a legislação de trânsito, o condutor pode aproveitar o exame periódico para renovar o documento de habilitação, se o fizer em até 90 dias após a data da coleta da amostra para o exame. Caso a renovação ocorra em mais 90 dias, o motorista precisará fazer um novo teste”, informa nota do Ministério da Infraestrutura.

Exame toxicológico e falta de informação

Segundo dados do Denatran, até abril de 2022, 900 mil condutores ainda não haviam feito o exame toxicológico. De acordo com a Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCAM) a falta de conhecimento dos condutores sobre a frequência da realização do exame é o principal motivo do atraso. 

A Associação Brasileira de Toxicologia, ABTox, afirma que o exame toxicológico é exigido para identificar motoristas que façam uso regular de substâncias ilícitas. Assim, é possível minimizar fatores de risco para o exercício da direção e para a ocorrência de acidentes de trânsito. Segundo Renato Dias, presidente da ABTox, o número de condutores nas categorias C, D e E fica em torno de 1,5 milhão. Nesse sentido, surge a necessidade de monitorar a integridade física e mental desse amplo grupo para uma maior segurança das estradas do Brasil.

Como funciona o exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção usa amostras de cabelos e pelos em vez de sangue e urina, por exemplo. Afinal, a queratina dessas amostras é mais precisa quando se trata de identificar o consumo crônico das substâncias ilícitas. No caso de amostras de pelos, o exame detecta o consumo dessas substâncias nos últimos 180 dias. Já as amostras de cabelos indicam os elementos consumidos nos 90 dias anteriores à data do exame toxicológico. Substâncias ingeridas na data não identificadas pelo exame.

Substâncias detectadas pelo toxicológico

As substâncias psicoativas que o exame toxicológico detecta agem no nosso cérebro. Por minimizarem a sensação de cansaço, elas são muito usadas por motoristas de caminhão para lidar com suas longas jornadas de trabalho. Contudo, essas drogas alteram o estado emocional, o nível de consciência e a forma como as informações e os estímulos do ambiente são processados. Desse modo, esses elementos impossibilitam a atividade de direção.

As principais substâncias identificadas pelo toxicológico são: Anfetaminas, Cocaína, Codeína, Crack, Heroína, Maconha, MDMA, MDA, Morfina e inibidores de apetite (Anfepramona, Femproporex, Mazindol).Dentre esses psicoativos, existem aqueles que não são ilícitos. Afinal, alguns deles são usados para tratamentos médicos específicos. Nesse caso, o motorista apresenta a prescrição médica no ato do exame toxicológico para registro. Alguns exemplos de elementos não detectados pela Lei do Motorista são: antidepressivos, anabolizantes, bebidas alcoólicas, calmantes, cigarros eletrônicos e cigarros convencionais.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gcm

GCM é levado à delegacia após disparar contra idosa no Jardim Santa Emília

Lucas Guimarães quebra silêncio após divórcio de Carlinhos Maia: ‘Não vou mentir…’

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

Notícias mais lidas agora

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Com bandeira do Brasil e dos EUA, bolsonaristas protestam por anistia e contra o STF

VÍDEO mostra amigos sendo arremessados após atropelamento em faixa de pedestre na Av. Ernesto Geisel 

Zé Felipe desconfia de suposta ocultação de bens de Virginia Fonseca; entenda

Últimas Notícias

Política

Políticos bolsonaristas lideram buzinaço e reforçam apoio de Trump: ‘amigo muito poderoso’

Bolsonaristas realizaram buzinaço em Campo Grande, na manhã deste domingo (3)

Famosos

‘Dança dos Famosos’ 2025: veja quem vai participar da nova temporada

O 'Dança dos Famosos' 2025 estreia neste domingo (3), no 'Domingão com Huck'; saiba quais são os nomes já confirmados na nova temporada

Le Blog Maria Antonia

Turnê dos Jonas Brothers será transmitida com exclusividade pela Samsung TV Plus

Eles sabem como agradar as fãs millennials! A partir do dia 10 de agosto, os fãs dos Jonas Brothers poderão acompanhar os shows da nova turnê da banda, intitulada “JONAS 20: Greetings From Your Hometown”, direto do conforto de casa. A transmissão será feita com exclusividade pela Samsung TV Plus, no canal Cine Pipoca (canal … Continued

Cotidiano

‘Trouxe 100, já vendi 80’: bandeira dos EUA vira sucesso em protesto bolsonarista

Vendedores ambulantes aproveitam protesto na Avenida Afonso Pena para vender camisetas, bonés e bandeiras