Mercado de desenvolvimento de aplicativo e brechós de luxo são os que mais crescem na pandemia
O mundo enfrentou recentemente um momento sombrio, uma pandemia mundial, e com ele muitas mudanças e adaptações precisaram acontecer: a sociedade precisou reaprender a se comunicar, a consumir, a se mover, e a viver momentos com mais apreciação e intensidade. Mas nem tudo nessa fase foi ruim, é necessário admitir, a pandemia trouxe consigo, por […]
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O mundo enfrentou recentemente um momento sombrio, uma pandemia mundial, e com ele muitas mudanças e adaptações precisaram acontecer: a sociedade precisou reaprender a se comunicar, a consumir, a se mover, e a viver momentos com mais apreciação e intensidade. Mas nem tudo nessa fase foi ruim, é necessário admitir, a pandemia trouxe consigo, por exemplo, muita autonomia e praticidade, e ensinou que muitas coisas podem ser solucionadas de forma rápida e simples. Um exemplo que prova esta evolução, é a crescente no mercado de desenvolvimento de aplicativo e brechó de luxo, que transformaram a forma de comprar e tantas outras coisas. Neste artigo será abordado com mais detalhes esses dois nichos, que estão na lista dos que se beneficiaram muito durante a pandemia.
Como funciona o mercado de desenvolvimento de aplicativo?
Hoje em dia, é raro encontrar alguém que não usa, ao menos, quatro ou cinco aplicativos por dia. Seja para se comunicar, para postar aquela foto que ficou ótima, para compartilhar sua rotina, para pedir comida, se locomover, enfim, as opções são praticamente infinitas! Isso prova o quanto o mercado de desenvolvimento de aplicativo está em alta e o quanto esse momento de adaptação causado pela pandemia o deixou ainda mais aquecido. Os aplicativos são responsáveis por tornar a rotina muito mais prática e agradável, e até segura a certo ponto.
Com o risco iminente de contaminação ao sair para qualquer lugar e ter contato com outras pessoas, poder resolver pendências e realizar desejos através de aplicativos fez com que as aglomerações fossem evitadas e as pessoas não precisassem sair de casa para cumprir suas atividades.
Os aplicativos estão cada vez mais presentes e cada vez mais desenvolvidos. Eles são capazes de realizar muitas tarefas e otimizar muitos processos, como por exemplo, o de fazer compras. Antigamente, parecia improvável poder comprar roupas novas usando apenas o aparelho celular. Outra tarefa incomum tempos atrás é possível agora pelos aplicativos de entregas, é pedir comida, fazer supermercado ou solicitar um item na farmácia.
Hoje em dia, isso não somente é possível, mas oferece ainda a possibilidade de experimentar essa roupa em uma espécie de provador virtual. Com toda essa evolução e transformação no universo virtual e das compras digitais, não somente o mercado de desenvolvimento de aplicativo se beneficiou, mas juntamente com ele o do brechó de luxo.
A pandemia e a necessidade de economizar
Muitas pessoas não abrem mão de obter artigos luxuosos para usar em seu dia a dia, e nem a pandemia foi capaz de remover essa prioridade. Do mesmo modo, essas pessoas também precisavam encontrar uma alternativa que lhes fizesse reduzir os custos e ainda assim poder adquirir itens de qualidade. A pandemia abalou economicamente grande parte da população, as taxas de desemprego cresceram de forma desenfreada, e as pessoas viram que havia grande necessidade de repensar a forma de consumir e buscar alternativas visando economia e consumo consciente.
O brechó de luxo se encarrega de unir o útil ao agradável de maneira impecável: oferecem artigos em excelentes condições de uso, das grifes mais famosas do mundo por um preço acessível. E essa ideia funcionou tão bem, que o que parecia improvável hoje está se tornando a grande aposta de muitos empreendedores.
O que é um brechó de luxo e como ele é organizado?
Um brechó de luxo é uma loja especializada em vender itens second hand, ou seja, que já tenham pertencido a outros donos e ainda se encontram em boas condições de uso. Os responsáveis por esse brechó, seja ele físico ou virtual, se encarregam de “garimpar” peças de grife e realizar a curadoria, que se trata da higienização e preparo das peças para que sejam expostas. Esses brechós, a pouco tempo atrás, eram uma verdadeira raridade, e as pessoas os viam até com certa resistência e preconceito. Com a chegada da pandemia, esse consumo se ressignificou e o brechó de luxo passou a ser visto com outros olhos.
Qual a diferença entre bazar e brechó?
Existem dois termos utilizados para denominar dois setores de venda que se assemelham muito, e a grande maioria das pessoas, na verdade, não conhece a diferença entre eles. Um bazar é um local que se ocupa com a venda de diversos artigos: roupas, sapatos, utensílios domésticos, brinquedos etc.
Neste bazar, as peças são colocadas à venda sem que antes tenham passado por uma curadoria, um cuidado individual com cada peça, devido a alta demanda e quantidade de itens. Os bazares podem ser fixos, itinerantes, ou acontecer periodicamente, e eles possuem preços muito acessíveis. Em contrapartida, os brechós são voltados apenas para a venda de itens de vestuário, calçados e acessórios. Essas peças são cuidadosamente selecionadas e reparadas antes de serem colocadas à venda. Acontece uma curadoria em todas as peças, o que altera o valor com os quais elas serão comercializadas.
Em um brechó de luxo, essa curadoria é ainda mais cuidadosa, e a seleção das peças é igualmente rigorosa. Uma grande vantagem desses brechós com relação às lojas que vendem artigos de grife, sem dúvidas, são os preços, e a possibilidade de encontrar um item que já tenha saído da linha de produção da marca.
Sabemos que as grifes produzem peças exclusivas de tempos em tempos, e que ao se esgotarem as vendas dessas peças, elas não voltam a ser produzidas. O fato é que algumas pessoas, que tenham comprado tais peças, possuem muitas outras, e sempre estão de olho nos lançamentos. Como forma de fazer girar suas grandes coleções, acabam se desfazendo desses itens por valores mais baixos. É aí que também entra o trabalho de um proprietário de um brechó de luxo: estar sempre atento a esses desapegos, que podem enriquecer seu acervo e levar para seus clientes peças muito especiais.
As profissões do futuro
Todos esses detalhes e o crescente interesse em negócios atuais e revolucionários faz crescer o número de empreendedores, e traz consigo também o surgimento de novas profissões. Assim como se tornar um empreendedor abrindo um brechó de luxo pode ser algo fantástico e inovador, investir em conhecimento na área da tecnologia é um verdadeiro tiro ao alvo.
Diariamente vemos notícias de como a tecnologia vem se desenvolvendo, e como um novo universo vem surgindo. O universo digital e as inovações que a internet trouxe faz com que nossas atenções se voltem cada vez mais para aquilo que pode ser a grande aposta nos anos futuros. Buscar conhecimento neste setor se tornou comum, e muitos cursos de desenvolvimento de aplicativo podem ser encontrados.
As universidades, vendo que este é um futuro promissor, se preparam cada vez mais para formar profissionais qualificados para este trabalho. A pandemia transformou não somente o modo de viver, mas também trouxe à tona muitas novas possibilidades de trabalho, de formação e de profissões que podem ser consideradas as profissões do futuro.
Todas essas mudanças repentinas podem parecer velozes e difíceis de acompanhar, mas o fato é que a sociedade precisa estar sempre de olho nas novidades que surgem e buscar entender quais mudanças podem ser realmente benéficas.
Um olhar otimista
A pandemia levou embora muitas coisas valiosas, deixou o mundo de ponta-cabeça, fez a sociedade rever seus valores e se adaptar bruscamente. Mas, neste momento de revolução e mudança, muitos novos profissionais surgiram, muitas profissões se “reacenderam”, possibilitando que haja um olhar otimista sobre essa fase. Os seres humanos se mostram cada vez mais capazes de se reinventar e se transformar, e o crescimento do mercado de desenvolvimento de aplicativo e brechó de luxo são a prova viva disso.
*Esta é uma página de autoria de CELSO MARTINS e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.
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