Jovem de 20 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (05), em , a 291 quilômetros de Campo Grande, depois de ser flagrado com tabletes de maconha durante a Operação Rota Vigiada, deflagrada pelo (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) para desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região do Conesul do estado.

 Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, a equipe de Força Tática localizou um simulacro de arma de fogo e quatro tabletes de maconha em uma residência na Rua Otacílio Lopes Da Piedade, no Bairro Itapoá. No local foi preso o rapaz, que era dono da droga. Os tabletes somaram aproximadamente 400 gramas.  O rapaz foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

A operação foi realizada para cumprimento de quatro mandados de preventiva e 19 de busca e apreensão.  As  ordens foram expedidas pelo Poder Judiciário da comarca de Fátima do Sul. Durante as investigações realizadas Gaeco, que tiveram início em fevereiro deste ano, ficou demonstrado que a organização criminosa em questão possui estrutura voltada principalmente ao tráfico de drogas, com divisão de tarefas, contendo motoristas, batedores e grande número de olheiros envolvidos no monitoramento das estradas quanto à fiscalização policial, para a garantia do sucesso dos carregamentos das cargas ilícitas de entorpecentes. 

 Durante o período de investigações, foram apreendidos cerca de 4,7 toneladas de entorpecentes. Dentre os alvos de prisão preventiva nas cidades de Naviraí e Três Lagoas, encontra-se o líder da organização e demais coordenadores do grupo.  

Durante a manhã, foram efetuadas apreensões de entorpecentes como maconha, materiais para a embalagem de drogas, dinheiro e, também, grande quantidade de lâminas de cheque. Houve, ainda a apreensão de três veículos. Foram cumpridos dezenove mandados de busca e apreensão nos municípios de Fátima do Sul, Naviraí, Itaquiraí e Ivinhema.

 A Operação Rota Vigiada contou com o apoio de equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira ), do Bope (Batalhão de Operações Especiais), do , da Força Tática de Nova Andradina (8º Batalhão de Polícia Militar) e da Polícia Rodoviária Estadual.