Prefeitura anuncia reconstrução de 12 pontes na zona rural de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande reformará ou reconstruirá 12 pontes de madeira na zona rural de Campo Grande, que estão em situação precária. São pontes de estradas vicinais estratégicas no escoamento da produção agrícola e pecuária, além de proporcionarem acesso a lotes dos assentamentos Nova Era (sobre o Córrego Varjão) e São Luiz e Universal […]

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Foto: Divulgação | PMCG
Foto: Divulgação | PMCG

A Prefeitura de Campo Grande reformará ou reconstruirá 12 pontes de madeira na zona rural de Campo Grande, que estão em situação precária. São pontes de estradas vicinais estratégicas no escoamento da produção agrícola e pecuária, além de proporcionarem acesso a lotes dos assentamentos Nova Era (sobre o Córrego Varjão) e São Luiz e Universal (no Córrego Ribeirão das Botas).

A reforma será executada após abertura de processo licitatório, no qual as empresas interessadas terão até o dia 29 de agosto para apresentar propostas. As reformas foram divididas em seis lotes, abrangendo desde pontes com 6 metros de vão (como a sobre o Córrego Ribeirão das Botas, na CG-060) até uma de 60 metros no Rio Anhandui, na vicinal CG-284.

De acordo com a Prefeitura, estão previstas reformas de pontes sobre os córregos Guariroba; Rondinha; Ceroula (na região do Inferninho com 10 metros de vão); Mimoso; Ribeirão da Areia; Liso; Ribeirão Estaca; Varjão e Ribeirão da Cachoeira.

Levantamento fotográfico

Para definição dos projetos, equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços) fizeram um levantamento fotográfico de todas as pontes, com a indicação do tipo de intervenção que será preciso fazer em cada uma delas.

Em algumas pontes, será preciso trocar o assoalho; em outras, as vigas de sustentação precisam ser substituídas ou foi previsto o reforço do aterro. Um dos fatores de comprometimento das estruturas, segundo os engenheiros da Sisep, é que as pontes são projetadas para suportar 15 toneladas e muitas vezes, passam carretas sobre elas com até 40 toneladas de calcário.

Na Capital, a malha viária rural é de aproximadamente 2 mil quilômetros e conta com 85 pontes em todo o perímetro. Já foram reformadas seis pontes (ao custo de R$ 496 mil) e estão sendo elaborados 15 projetos de pontes de concreto, cuja construção depende da captação de recursos federais.

(Com informações da assessoria)

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