Coloridas, escandalosas e donas de uma beleza incomparável, as araras estão presentes até no cenário urbano de Campo Grande. É a fauna que salta aos olhos em pleno centro e pelos bairros da cidade. E foi justamente essa natureza inspiradora que levou o publicitário e fotógrafo André Bittar, 26 anos, a começar a registrar as aves que dão um show a parta pelo céu da Capital.

Há cinco anos, André começou a fazer os primeiros registros, na correria de dia a dia mesmo, de maneira despretensiosa e que acabavam guardados. Mas no final de 2017, ele teve o primeiro contato com um casal de araras híbridas que estava abrindo ninho.

“Quando eu fiz essa foto foi muito emocionante, me despertou um estado de euforia. Eu só tinha sentido isso duas vezes na fotografia”, diz. A partir deste momento, André passou a se interessar mais e também a estudar sobre os hábitos das aves, os costumes de horários, o que comem.

Inspirado na natureza de MS, fotógrafo registra araras pela cidade
Foto: André Bittar

“Um dia, descobri um ninho que as araras estavam começando a fazer e me programei para chegar em um horário que conseguisse pegá-las. Deu certo e pude fazer uma observação muito legal da forma como elas fazem o processo. Enquanto uma fura o ninho, a outra cuida do espaço para ver se outro casal de araras vem e toma o ninho. Foi muito interessante”, conta.

André diz que tudo aconteceu naturalmente e quando se deu conta, o perfil do Instagram dele já estava recheado de fotos de araras e havia ali um acervo de uma das aves mais encantadoras de Mato Grosso do Sul.

“Hoje em dia, recebo indicação de amigos que viram um ninho, que percebem regiões onde tem um movimento grande delas. Fico feliz em ter construído essa referência, é uma realização profissional e pessoal de poder mostrar essas coisas para as pessoas”, diz André.

Inspirado na natureza de MS, fotógrafo registra araras pela cidade
Foto: André Bittar

Sobre os melhores horários para observar e fotografar as araras, André afirma que tem que ter disposição. “Acordo às 5h da manhã pra conseguir pegá-las por volta das 6h saindo do ninho para se alimentar. Daí elas ficam por ali até o sol começar a esquentar, depois disso, elas ficam debaixo das copas, então é mais difícil de registrá-las. Depois voltam a aparecer lá por 16h30, até às 18h”, explica.

Mas André garante que vale a pena cada vez que sai de casa para fotografar essas beldades coloridas e graciosas que encantam o dia a dia dos moradores da Cidade Morena. Quem quiser acompanhar esses registros, o Instagram do fotógrafo é @andre.bittar.

Confira a galeria de imagens!

 

Fale MAIS!
O que você gostaria de ver no MidiaMAIS?
Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

E SIGA a gente no INSTAGRAM @midia_mais_