Acionistas do Facebook pedem saída do criador Mark Zuckerberg do conselho diretor

Para eles, papeis devem se diferenciar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para eles, papeis devem se diferenciar

Alguns investidores do Facebook estão pedindo a saída de Mark Zuckerberg da presidência do conselho diretor da empresa, alegando que a presença dele enfraquece a administração, já que ele continua exercendo seu papel como CEO. O pedido oficial diz:

“O CEO Mark Zuckerberg também é presidente do conselho diretor do Facebook desde 2012. Nós acreditamos que a mistura desses dois papeis em uma única pessoa enfraquece a administração de uma empresa, o que pode prejudicar os acionistas. Como o ex-presidente da Intel, Andrew Grove, disse: “A separação dos dois trabalhos mexe com o coração de uma empresa. A empresa é uma tela em branco para o CEO ou o CEO é um funcionário? Se ele é um funcionário, ele precisa de um chefe, e esse chefe é o conselho diretor. O presidente administra o conselho. Como o CEO pode ser seu próprio chefe? Na nossa visão, o valor dos investidores aumenta se eles tiverem um conselho diretor independente, que pode fornecer um equilíbrio de poder entre o CEO e o conselho, apoiando uma liderança forte”.

O Facebook não se manifestou sobre o pedido e o futuro de Zuckerberg no conselho diretor é incerto. Não se sabe quantos acionistas são favoráveis à remoção de Zuckerberg e se o número é suficiente para concretizar sua saída.

No último ano, Zuckerberg reformulou o sistema de ações do Facebook, garantindo mais poder de decisão para si e segundo o Venture Beat, essa foi uma das razões para o pedido ter sido feito.

Conteúdos relacionados

gestos mãos facções