Mapas mostram percurso realizado pelos felinos
É claro que a melhor atitude é não deixar seu gato na rua, onde ele pode desaparecer e acabar pegando doenças, mas em alguns locais do mundo, onde os gatos e cães são microchipados e as vizinhanças são mais amigáveis, os felinos têm livre acesso à rua. Por isso, uma pesquisa na Austrália descobriu que, nesses “rolês”, os gatinhos andam enormes distâncias apenas durante a noite. Os mapas em nossa galeria de imagens mostram o quanto os bichanos andaram.
De hábitos noturnos, os gatos se movimentam e atuam, caçando, brincando e andando, muito mais à noite. Na pesquisa, através de um serviço de monitoramento por GPS, o percurso praticado pelos gatos pode chegar a até 3 km de distância de suas casas, ou até mais. Nem todos os gatinhos se contentam com um simples passeio pelo quintal, e acabam indo muito mais longe. O estudo foi realizado pela Central Tablelands LLS, um serviço governamental australiano que trata da gestão de recursos na cidade de Lithgow.
“Quando você fala com vários donos de gatos, eles dizem: ‘Oh, meu gato apenas dorme na beirada da minha cama, não vai a lugar algum’”, comenta Peter Evans, um dos envolvidos na pesquisa. Agora eles sabem que não é bem assim. Esse mapeamento de “para onde nossos gatos vão?” mostra que os animais podem correr muito mais perigo do que imaginamos. Alguns gatinhos também podem se perder e gerar situações como a do gato que voltou para sua casa após 8 anos desaparecido.
Na ocasião, o senhor que o alimentava julgando que ele fosse um simples gato de rua, o levou para uma consulta no veterinário na Califórnia, Estados Unidos. Como por lá a maioria dos animais são microchipados, descobriram os verdadeiros donos do bichano, que foi devolvido à sua família.