Ligação gratuita deve ser feita para o número 141
Desde o último fim de semana, uma ‘corrente’ tornou-se viral no Facebook por incentivar que usuários reproduzam uma mensagem com o telefone do serviço de prevenção ao suicídio. Entretanto, o que se nota é que o telefone indicado como sendo do CVV (Centro de Valorização à Vida) está errado.
Dois números 0800 tem sido apresentados nas postagens, mas o telefone correto do CVV é 141, que é gratuito. Somente por meio desse número, a pessoa que necessitar do serviço estará em contato com um voluntário preparado para realizar um aconselhamento adequado e prevenir o suicídio.
No fim do ano, com a aproximação das festas de natal e ano novo, o número de suicídios pode aumentar. “A tristeza ou a introspecção desses momentos de final de ano, normalmente, estão ligadas a determinados fatores emocionais”, explica a psicóloga Marisa de Costa Martinez. “Por exemplo, o reencontro com familiares e a retrospectiva do que passou ou estar próximo dos familiares e recordar-se de anos anteriores, quase sempre marcados de uma forma ou de outra, pelas neuroses de cada um”, acrescenta.
Ao longo do mês de setembro, o Jornal Midiamax preparou uma série de reportagens para promover o debate sobre o suicídio. Confira:
MS tem segunda maior taxa de suicídio entre jovens
Famílias usam a fé para superar a dor da perda
Como identificar e ajudar quem apresenta tendências suicidas
Campanha na internet oferece ‘ombro virtual’ e divide opiniões
Crise financeira pode elevar risco de suicídio, diz psiquiatra
Confinamento cultural’ reflete altas taxas de suicídio
Deixar de falar sobre suicídio aumenta ainda mais o tabu’, afirma voluntária do CVV.