Morre Chris Squire, baixista da banda progressiva Yes
Desde maio, o músico estava se submetendo a um tratamento contra a leucemia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde maio, o músico estava se submetendo a um tratamento contra a leucemia
Chris Squire, baixista e co-fundador das banda progressiva Yes, morreu na manhã deste domingo (28), segundo informou o tecladista Geoff Downes, no Twitter. Desde maio, o músico estava se submetendo a um tratamento contra a leucemia , nos Estados Unidos, mas não resistiu.
“Totalmente devastado, além das palavras, em reportar a triste notícia da morte do meu querido amigo, colega de banda e minha inspiração Chris Squire, do Yes”, disse Geoff Downes, que teve passagem rápida pelo grupo britânico.
O Facebook oficial do Yes também divulgou uma nota lamentando a morte do músico que mais vezes atuou na banda. “É com o coração pesado e uma tristesa insuportável que informamos a morte de nosso querido amigo e co-fundador do Yes Chris Squire. Chris morreu em paz na última noite em Phoenix, Arizona”.
Chris era o único integrante em atividade da formação original em turnê com o Yes e tinha 67 anos. A banda parou em maio, quando o baixista descobriu a doença e encerrou as atividades.
Natural da cidade de Londres, Chris Squire nasceu em 1948 e, 20 anos depois, ao lado de Jon Anderson, Bill Bruford, Tony Kaye e Peter Banks, ajudou a formar a banda Yes. O baixista foi responsabilizado pelo afastamento de Anderson em 2008, o que abalou as relações entre alguns membros da banda, principalmente com Jon e Rick Wakeman.
O baixo de Chris Squire faz um som inconfundível, sendo ele nos primórdios, o precursor do uso de efeitos de guitarra no baixo, em uma adaptação para um som mais forte e psicodélico.
O Yes fez alguns shows no Brasil, sendo que o primeiro deles foi na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, e a último em 2013, em um concerto em que o grupo tocou três álbuns.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Laudo confirma: família foi envenenada no almoço de 1º de janeiro que resultou na morte de duas pessoas
Outras três vítimas estão internadas. Chumbinho (veneno para matar rato) foi colocado na refeição
Pai vai visitar filho, mas sofre soco na boca e quase leva pedradas de companheiro da ex
Mulher e autor da agressão estariam com sinais de embriaguez
Homem é esfaqueado nas costas por desconhecido no Jardim Centro-Oeste
Vítima estava bebendo na frente da casa da sogra quando sofreu a facada
“Ainda Estou Aqui” perde para concorrente com filme de romance adaptado
Fernanda Torres ainda concorre ao prêmio de melhor atriz de filme de drama
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.