Governo da pontapé inicial para criar pasta voltada aos indígenas
Governador se reuniu nesta quinta-feira com membros do governo e com lideranças indígenas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Governador se reuniu nesta quinta-feira com membros do governo e com lideranças indígenas
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu nesta quinta-feira (8) com membros do governo e com lideranças indígenas. O encontro está sendo realizado na Governadoria e de acordo com Azambuja, cada secretário terá sua função no diálogo que o governo pretende manter com os indígenas.
A Subsecretaria de Assuntos Indígenas ficará ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social, que é comandada pela vice-governadora, Rose Modesto. No inicio da reunião Rose afirmou que vai buscar valores para as comunidades indígenas que ao longo dos anos foram perdidos.
“Essas ações mostram o desejo de contribuir e construir políticas públicas para as comunidades indígenas para um grupo especifico”, declarou. Rose disse ainda que espera contribuir de forma efetiva para mudar a realidade das comunidades indígenas do Estado.
O governador disse que cada um dos secretários que participaram da reunião vai ter participação na criação de políticas públicas para os índios, desde a segurança pública e até a Agraer, na assistência técnica e extensão rural. “Diminui a estrutura governamental para ter um estado melhor e mais eficiente”, declarou o chefe do executivo no Estado.
O tucano disse ainda que desde a criação do Estado, há 37 anos, as comunidades indígenas nunca tiveram espaço para a discussão específica dos assuntos indígenas. O procurador-geral do Estado, Emerson Kalif Siqueira, falou que percebeu mudança na cultura do Estado, que agora quer conversar com os índios.
Azambuja ressaltou que 80% dos hortifrutigranjeiros consumidos em MS são de São Paulo e do Paraná, e que o Estado deve criar programas para produzir alimentos.
Entre as lideranças indígenas que estava presentes, o cacique Branco, da Aldeia Babaçu, em Miranda, disse que as comunidades necessidades das comunidades.
Ainda de acordo com o documento, Mato Grosso do Sul tem uma dívida histórica com os indígenas. Ainda de acordo com o terena, MS tem a segunda maior população indígena do Brasil e pede melhorias dos serviços prestados às populações indígenas e conclusão da demarcação de terra indígena.
O governador afirmou que vai entrar em contato com o Ministério da Justiça para resolver de forma mais rápida a questão de demarcação de terra.
Na reunião estiveram lideranças das etnias Terena, Guarani-Kaiowá, Ofaié e Cadiueu. Entre os membros do governo estiveram o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo), Nelson Cintra; o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf; o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery e o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.