Entre os dias 28 de julho e 7 de agosto, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove em Taquarussu – cidade a 325 quilômetros de Campo Grande – a Oficina Técnica de Artesanato em Fibras de Buriti. A qualificação integra o projeto Artesania irá acontecer no Assentamento Bela Manhã.

O curso visa à criação e confecção de peças em fibras de Buriti, incluindo técnicas de tingimento visando durabilidade e qualidade do produto acabado. Especificamente a oficina tem por finalidade transmitir o conhecimento sobre o processo de transformação das fibras em produtos vendáveis.

O ministrante da oficina é o artesão João Gomes da Silva, reconhecido nacionalmente pelo setor artesanal brasileiro por suas peças de qualidade, ótimo acabamento e fácil aceitação no mercado.

João da Fibra, como é conhecido, também fez parte do projeto “Empreendedor Social” do Sebrae, o que o impulsionou a ser um artesão habilidoso e criativo, um empreendedor que tira seu sustento das fibras naturais e com muita competência ensina sua técnica para outros artesãos, ao mesmo tempo em que passa para eles sua experiência no mercado competitivo.

Artesania

Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.

Serviço

Para mais informações sobre os projetos da área do artesanato da Fundação de Cultura basta entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais através dos telefones 3316-9107, 9152 ou 9333.